Página inicial > Últimas Notícias > Calouros participam de ciclo de palestras informativas sobre a UFPA

Calouros participam de ciclo de palestras informativas sobre a UFPA

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2015, 00h00

O segundo dia de recepção aos calouros 2015 da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu mais de 600 estudantes no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, na manhã desta quarta-feira, 4 de março. A programação tem como objetivo apresentar, de forma precisa, a Instituição, fundamentada no seu tripé acadêmico: Ensino, Pesquisa e Extensão. A ideia da Coordenadoria de Apoio ao Discente (CADis), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Propeg) da UFPA, surgiu em 2014, como proposta de elaborar uma programação do ciclo de palestras explicativas para o calouro, dando sequência à programação oficial da recepção.

Os temas apresentados aos calouros foram: Mobilidade Estudantil, facilitado pela assessora de Mobilidade Acadêmica da Proeg, Lindalva Moraes; Política de Assistência Estudantil, apresentado pelo pró-reitor de Extensão (Proex), Fernando Arthur Neves; Programas de Iniciação Científica, Jovens Talentos e Ciências sem Fronteiras, explicados pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Zagury Tourinho; Oportunidades de Intercâmbio Internacional, pela assessora da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Leila Assef; e Orientações sobre o Portal Eletrônico da Biblioteca.

Palestras - As apresentações despertaram o interesse dos novos universitários, que puderam se inteirar de questões importantes para a vida acadêmica, como as oportunidades de mobilidade, como participar, o que é vivido por intercambistas durante o programa, dúvidas sobre o que é oferecido e exibição de vídeo com depoimento de um intercambista da UFPA recém-chegado dos Estados Unidos.

No segundo tema, os alunos conheceram os programas de assistência estudantil oferecidos pela UFPA, como o Programa Permanência (emergencial, kit acadêmico, creche, estudante estrangeiro, casa do estudante, PcD, kit PcD, acesso às línguas estrangeiras), bolsas de estágio, monitoria, Pibex, Pibic, Navega Saberes, Eixo Transversal, Bolsa Permanência, Programa Moradia Estudantil, Programa de Apoio Pedagógico (Pró-Digital, Infocentro, Pró-Línguas), Programa Estudante Saudável.

O professor Emmanuel Tourinho falou sobre a importância da pesquisa na Universidade, exemplificando o sistema e os programas de Iniciação Científica e Pós-Graduações da UFPA. O pró-reitor ressaltou o destaque que tem a Federal do Pará nacionalmente, figurando entre as 20 mais importantes do Brasil. Outros detalhes como o número de professores doutores envolvidos essencialmente em projetos de pesquisa - hoje 1.400 em 451 grupos de pesquisa e os 34 cursos de doutorado e 69 cursos de mestrado - também foram mostrados aos presentes.

Assistências - Desde 2014, a Coordenadoria de Apoio ao Discente da Proeg, com o objetivo de proporcionar maior conhecimento aos calouros, intensificou a programação de palestras expositivas das três principais linhas de conhecimento que a Instituição proporciona aos universitários: intercâmbio e mobilidade estudantil, programa de assistência estudantil e pesquisa.

Segundo as coordenadoras da Programação da Proeg, Rita Véras e Elizeth Guimarães, é importante que os calouros tenham conhecimento desses programas. “Como novos alunos, futuros profissionais da sociedade e, principalmente da nossa região, é de grande importância que eles possam ter uma visão dos programas da Instituição, portanto acredita-se ser necessário apresentar esses eixos de conhecimentos, que a nossa Universidade proporciona ao alunado (a partir de critérios específicos)”, explicou Rita Véras.

Relevância - “A partir do momento em que ele (calouro) entra, ele não está muito a par desses programas que são voltados para graduação. Logo, ele não se prepara academicamente, não se integra a um grupo de pesquisa e, quando abre um edital, não tem qualificação para concorrer a uma bolsa. A divulgação dos programas de assistência estudantil é também fundamental, pois muitos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica ou que tenha alguma restrição física abandonam o curso sem saber de algum tipo de assistência para continuar a sua graduação. Por isso, a relevância desse ciclo de palestras para o aluno entre e já siga o percurso acadêmico sabendo que ele tem muitas oportunidades de ser um grande pesquisador, um grande profissional na área que ele escolheu”, Completa Elizete Guimarães.

Calouros atentos - Para Amanda Pinheiro, 16 anos, caloura do curso de Biologia, as palestras foram informativas e interessantes. “Eu acredito que a maioria dos calouros não entende esses tipos de programas, como vai ser na faculdade. Isso tá ajudando a gente a chegar aqui e ter uma visão melhor do que vai ser, como é que a gente faz para entrar em um programa, conseguir uma bolsa, esse tipo de coisa. Então, tá sendo bem informativo e muito importante”, afirma.

“É sempre importante para todo calouro saber onde ir, como buscar os seus direitos. Então, é fundamental para não ter problema lá na frente”, diz o calouro de Engenharia de Telecomunicações, Mozart Lima. Já para Adam Damasceno, calouro de Direito, as palestras auxiliam quem acaba de entrar para o mundo universitário: “Ajuda a nos habituarmos com o novo espaço que a gente vai viver e estudar. E muitas programações, como mobilidade acadêmica, Jovens Talentos, tudo isso é muito importante pra gente aprender e saber como se virar aqui dentro. Eu acho ótimo”.

Felipe Gomes, calouro de Ciências Sociais, diz ter ficado satisfeito com as explicações e esclarecimentos sobre assistência estudantil: “Achei legal, pois priorizam os alunos de escola pública no atendimento como em creche, por exemplo. Acho bom isso de assistir os que mais precisam primeiro, eu acho certo, bem bacana”, finaliza.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA