Página inicial > Últimas Notícias > UFPA realiza pela primeira vez Dia do Calouro Africano

UFPA realiza pela primeira vez Dia do Calouro Africano

• Publicado: Terça, 03 de Março de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 03 de Março de 2015, 00h00

Os calouros africanos que vão ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015 terão uma programação especialmente elaborada para eles. Por meio da Casa Brasil África da UFPA, programa da Diretoria de Assistência Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no dia 3 de março, das 9h às 16h, será realizado o primeiro evento específico aos alunos recém-universitários advindos do continente africano. São 17 estudantes. A recepção aos calouros africanos será realizada no Laboratório de Antropologia do Instituo de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade. O evento é aberto a todos e terá certificado de participação.

O início irá se dar com uma Conferência de Abertura composta por autoridades responsáveis pela assistência aos estudantes estrangeiros: o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar; o coordenador da Casa de Estudos Brasil-África/UFPA, professor Hilton Pereira da Silva; o coordenador da Cátedra Brasil-África/UFPA, Raimundo Jorge Nascimento de Jesus; e o pesquisador do Grupo de Estudos Afro-Amazônico GEAM/UFPA, Apolinário Alves Filho.

Programação – Após a apresentação e as boas-vindas, a diretora de Apoio Estudantil DAIE/Proex, Ana Clotilde Colares Gomes, fará uma exposição do Serviço Psicoeducacional oferecido abertamente a todos os estudantes da Instituição, sem distinção, como esportes, atendimento médico e hospitalar, entre outros. A novidade está na área pedagógica criada pela Casa Brasil-ÁFrica, hospedada no site do programa, pelo qual todos os estudantes africanos podem contribuir com a construção de materiais didáticos para as escolas de ensino médio e fundamental.

“A visão de África que se tem é uma visão muito equivocada, sempre ligada à pobreza, doença e miséria. A gente sabe que tem, mas também temos aqui. A África também tem todo um lado cultural muito rico e bonito. Os materiais produzidos pelos alunos africanos estão no nosso novo site, no qual estão disponíveis para download”, explica o secretário da Casa Brasil-África, Davison Nascimento.

Calouros africanos – Os estudantes africanos e de demais localidades chegam à UFPA por meio de um programa estudantil de convênio e graduação, que o governo federal brasileiro mantêm em parceria com os países em cooperação diplomática. Todo ano há um processo seletivo divulgado em edital. A classificação é feita a partir de uma média calculada de acordo com o desempenho dos estudantes. Os estudantes africanos em sua maioria vem da República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, Angola, Benin, Gana, Cabo Verde e Namíbia.

Casa Brasil-África – As atividades desenvolvidas na Casa de Estudos Brasil África têm o objetivo de apresentar uma nova imagem da África, trabalhando com os estudantes africanos da Universidade para as comunidades acadêmica e externa. São feitos, por exemplo, programas como o “África nas Escolas”, por meio do qual os estudantes africanos visitam escolas públicas para falar sobre a África. Além disso, são feitas exposições em eventos, como a Semana da Consciência Negra, palestras, cursos e oficinas de graça a todos os interessados.

Duterval Jesuka, estudante de Administração e bolsista da Casa, é do Haiti e conta que esse dia exclusivo para os calouros africanos é muito importante. “Quando chegamos aqui, no Brasil, vemos uma cultura diferente, um ambiente diferente, tudo diferente. Nós, como estrangeiros, não sabemos nada daqui e esse evento é muito importante, porque ajuda os estudantes a conhecerem não somente a Universidade mas também a cidade e coisas importantes para nós, como renovação de visto, saber como funciona a vida na Universidade e os projetos de extensão. A partir daí, podemos tomar uma direção e saber como vamos aproveitar o que a Universidade tem a nos oferecer”, completa.

Dia do Calouro Africano
Data: 3 de março de 2015