Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para a 17ª Jornada de Extensão da UFPA

Inscrições abertas para a 17ª Jornada de Extensão da UFPA

• Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2014, 00h00

Alunos, técnicos, professores vinculados a projetos de extensão, assim como voluntários que queiram participar da 17ª Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem realizar suas inscrições gratuitamente pelo site do SISAE (Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas da UFPA), até o dia 18 de setembro. A Jornada de Extensão da UFPA ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro.

Sob o tema “Direitos humanos e tecnologia”, a programação da Jornada mostra à comunidade paraense os resultados dos projetos extensionistas. Estima-se que mais de 550 pessoas - entre alunos, professores e técnicos - desenvolvam atividades de extensão em diversas comunidades.

A fim de mostrar esses trabalhos a um público amplo, a programação será realizada em diferentes locais. Em Belém, haverá eventos na UFPA, na Estação das Docas e no Complexo do Ver-o-Peso. Pela primeira vez, também haverá ações organizadas pela jornada nos campi da UFPA localizados nos municípios de Bragança, Breves, Castanhal e Cametá, os quais receberão oficinas, minicursos e atendimentos clínicos.

O que a 17ª Jornada de Extensão tem? - De 25 a 27 de novembro, além da programação destinada ao público acadêmico - apresentações dos trabalhos feitos por alunos vinculados ao Programa de Extensão da Universidade -, haverá também prestação de serviços e programação cultural abertos à comunidade em geral.

Além dos trabalhos de extensão, que continuarão a ser desenvolvidos nas comunidades, serviços que aliem tecnologia à garantia dos direitos de cidadania serão oferecidos para o público presente nesta Jornada.

Cursos de capacitação profissional, como os de padaria e caixa de supermercado, serão prestados gratuitamente. “A ideia é justamente especializar a mão de obra do entorno da Universidade”, declara o diretor da Diretoria de Programas e Projetos da Proex (DPP), professor Mauro Veloso. “O objetivo desses cursos é aumentar a expectativa de emprego das pessoas e, consequentemente, a renda delas”, conclui.

Também tem o “Prêmio Jovem Extensionista”- Quanto à programação acadêmica, os trabalhos de autoria dos alunos extensionistas da UFPA - inscritos até o dia 18 deste mês e apresentados durante a jornada - estarão concorrendo ao “Prêmio Jovem Extensionista”. Vale lembrar que a apresentação dos trabalhos pelos alunos bolsistas dos projetos é obrigatória. E a mostra do trabalho pode ser em forma de pôster ou comunicação oral.

Essa premiação seleciona os 15 melhores projetos de extensão. Desta forma, os alunos que receberem este reconhecimento terão seus trabalhos publicados em uma plataforma digital e eletrônica, ganhando visibilidade acadêmica.

Afinal, “este é um dos objetivos da Jornada de Extensão: que os resultados sejam mostrados sob o ponto de vista do aluno extensionista”, afirma a professora Ana Maria Sena, da Diretoria de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (DPP/ UFPA). “É muito importante que eles tirem suas próprias conclusões sobre a realidade, a comunidade com a qual eles tiveram contato”, acrescenta.

A Jornada de Extensão para a UFPA - Iniciada em 1997, a primeira Jornada de Extensão da UFPA surgiu como um meio de “prestação de contas” à comunidade. Um feedback (“retorno”) das atividades dos projetos extensionistas desenvolvidas em conjunto com esta.

Durante a gestão do então pró-reitor de Extensão professor doutor José Carlos Simões Fontes, esse primeiro evento traçou o principal objetivo, que continua presente nas demais Jornadas de Extensão realizadas pela UFPA: fomentar o diálogo entre a comunidade acadêmica - bolsistas, técnicos e professores integrantes dos diferentes projetos de extensão - e a comunidade externa à Universidade.

Ao mostrar que a UFPA está a serviço da população em seu entorno, trabalhando em parceria com esta, a Universidade assume uma importante missão: de ser (co) produtora e transmissora deste conhecimento coletivo. “O encontro do saber acadêmico com as mais variadas formas de saber tradicional e popular é a experiência continuada da universidade”, enfatiza o atual pró-reitor de Extensão, professor doutor Fernando Arthur Neves.

XVII Jornada de Extensão da UFPA: “Direitos humanos e tecnologia”
Período: 25 a 27 de novembro.
Inscrições para apresentação de Pôster e Comunicação Oral: Até dia 18 de setembro.
Inscrições de voluntários: Até o dia 18 de setembro.
Mais informações:
Consulte aqui o Edital da XVII Jornada de Extensão.
Contato: (91) 3201-8391 e 3201-7260.

Texto: Agência Cidadã/UFPA
Fotos: Alexandre Moraes