Tudo pronto para o início do I Congresso Paraense de Educação Especial
O evento, que ocorrerá de 11 a 13 de setembro, na UFPA- Castanhal, alcançou a expectativa de 400 inscritos para discutir e divulgar conhecimentos sobre Educação Especial no Pará e no Brasil.
O I Congresso Paraense de Educação Especial – I CPEE nem mesmo começou e já é possível verificar sinais da importância da discussão que ele propõe e da expectativa da comunidade, dos profissionais da educação básica e da academia por espaços que propiciem a troca de experiências e, por conseguinte, a construção do conhecimento sobre o tema. A avidez do público em ocupar as 400 vagas ofertadas deve acender o sinal de alerta também da Universidade Federal do Pará – UFPA e dos governos municipais e estadual.
A programação ocorrerá entre os dias 11 e 13 de setembro de 2014 e contará com trabalhos distribuídos entre 06 mesas temáticas, 23 oficinas e 26 comunicações orais, além das mesas de abertura e encerramento do evento.
Segundo dados divulgados pelo MEC (Censo da Educação Básica 2013), 659.162 alunos da Educação Especial foram matriculados nas salas do ensino regular do país. Em Castanhal, são 464 alunos e, na capital paraense, este número chega a 4.198 alunos (http://portal.inep.gov.br/basica-censo). Diante desses dados, observa-se a importância da formação dos profissionais da área para a melhoria da inclusão escolar. “A Educação Especial busca além da permanência, a qualidade na construção do conhecimento, superando as dificuldades que surgem ao longo desse processo. Incluir não depende de poucos, essa ação depende de todos que fazem parte dos espaços escolares e da família, e a formação continuada do professor é um elemento imprescindível desta equação”, avalia a professora Raphaella Duarte, coordenadora do GEIRA-UFPA.
Castanhal é a cidade sede desta primeira edição do Congresso Paraense de Educação Especial (I CPEE), que debaterá as “Políticas e ações da Educação Especial: o cenário paraense no Contexto Brasileiro”. O I CPEE foi proposto pelo Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA) e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal (UFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
O I Congresso Paraense de Educação Especial (I CPEE) é uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Educacional Especializado na UFPA-Castanhal e tem o objetivo de discutir e divulgar conhecimentos a respeito da Educação Especial, tanto no Pará quanto no Brasil, envolvendo profissionais do ensino básico ao superior.
Organização
O Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA) foi criado e cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2010 para pesquisar, discutir e promover ações relacionadas à Educação Especial. A ele se vincula o programa de Extensão Atendimento Educacional Especializado na UFPA-Castanhal que visa contribuir para a melhoria da Educação Especial ofertada no contexto Amazônico, abrangendo desde a Educação Infantil até a Educação Superior nos municípios de Castanhal, Marabá e demais cidades adjacentes do nordeste do Pará por meio de oficinas, cursos de formação e eventos.
Texto: Kleyton Silva – Agência Cidadã UFPA
Redes Sociais