Vários artistas da música se reúnem em uma grande apresentação de lançamento do vídeo clipe “Indepentemente Parte 2”, da banca de hip-hop Máfia da Baixada, na Praça da Aldeia, em Bragança. O evento é histórico, será a primeira exibição do único vídeo clipe do grupo e o inicio do Projeto “Vem tocar na Quebrada”. O show começa às 19h e terá a participação de atrações locais.
A iniciativa partiu da Periaficania Produções, em parceira com o Programa COROATÁ, que desde setembro vem desenvolvendo um trabalho de Economia Solidária com os agentes culturais no município, tanto da cultura popular quanto da cultura de rua, e tem o apoio da Secretaria de Cultura de Bragança. Uma ação coletiva que tornou possível a realização do evento e o fomento da cultura hip-hop na cidade.
Máfia da Baixada – O grupo surgiu da necessidade dos cantores dos MCs e Rap (abreviação para rhyme and poetry, rima e poesia em português), de se reunirem em um coletivo conhecido como Banca na cultura hip-hop, que tem como elementos: o rapper (cantor de Rap, abreviação do termo inglês rhyme and poetry, que significa rima e poesia em português), o DJ, o BBoy (abreviação para garoto que dança break) e o grafite, explica o DJ RG, que também participa do Coletivo Casa Preta. “Atualmente existem apenas três DJs de Hip-Hop atuando profissionalmente em Belém e criar bancas, essa reunião de vários grupos, não é uma questão de proposta e sim a realidade de toda uma cultura que sofre com a carência de incentivos”.
O Projeto “Vem tocar na Quebrada”, ou seja, vem tocar em um bairro de quebrada ou bairro de periferia, tem o objetivo de difundir a cultura hip-hop em locais mais carentes e dar oportunidade para artistas convidados também possam mostrar o seu trabalho. “É a contribuição social que o Máfia da Baixada pode oferecer no momento, chamar mais pessoas para o movimento, agregar mais e acabar com essa ideia que ainda se tem de que quem faz melhor é o inimigo”, justifica o DJ.
Vídeo clipe – Tudo começou com um churrasco no bairro da Terra Firme que reuniu os participantes, seguido por outros encontros na Pedreira e no Curió-Utinga. Espontaneamente, os MCs foram improvisando. “A música Rap tem uma narrativa que poderia servir de roteiro, mas, a proposta foi deixar tudo acontecer de maneira bem natural, tudo muito espontâneo”, comenta RG. Foram três meses, desde o primeiro encontro até o lançamento, para chegar ao resultado final que pode ser conferido na exibição pública na praça de Bragança.
Assista ao teaser com os MCs do Máfia da Baixada
http://www.youtube.com/watch?v=vqTYpVbo5dg
Saiba mais:
djrg.wordpress.com
Confira as ações do Programa COROATÁ em Bragança
http://inculturapa.wix.com/coroata
Informações: DJ RG
Celular: 8160-9565
Redes Sociais