Página inicial > Últimas Notícias > Enquete escolhe tema para os eventos da UFPA em 2014

Enquete escolhe tema para os eventos da UFPA em 2014

• Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2013, 00h00

Até o dia 28 de novembro, estará disponível para professores, alunos e técnicos a enquete que elegerá o tema que deve nortear as atividades da Universidade Federal do Pará no ano de 2014, como a Semana do Calouro e a Feira do Vestibular. Elaborados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), cinco temas foram escolhidos para integrar a enquete, tornando possível que a Universidade possa opinar sobre a escolha do tema do Eixo Transversal. A enquete está disponível no Portal da UFPA.

Votação - Para este ano, foram escolhidos: Diálogos da Extensão, Saberes Tradicionais e Inovação Científica; Direitos Humanos e Tecnologia; Esporte, Ciência e Cidadania; Trabalho e Trabalhadores nas Relações Institucionais; Comunidades, Tribos e Grupos na Cultura Regional.

É o terceiro ano que a enquete é realizada para a escolha do tema. Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, a universidade está tomando todos os cuidados para que a votação ocorra sem maiores problemas. “O objetivo é que a comunidade acadêmica, como um todo, chame para si a responsabilidade dessa escolha. Dessa forma, ela divide com a administração superior qual eixo transversal deve dirigir e catalisar as forças, tanto de recursos materiais, quanto financeiros, para que nós executemos propostas de trabalhos focadas no tema”, explica o professor.

O tema escolhido, que será anunciado durante a XVI Jornada de Extensão da UFPA, irá orientar as ações da Proex e Poeg, compreendendo o caráter interdisciplinar, focado em problemas afins e estimular a elaboração de proposta que agregue a formação do aluno e possibilite diferentes modos de intervenção e compreensão da realidade, particularmente considerando o território em que estão instalados os campi da UFPA. O eixo transversal mais votado norteará eventos que vão desde a Recepção dos Calouros, os Encontros de Arte e Cultura até a Jornada de Extensão.

Temas - Sobre a escolha dos temas, o pró-reitor revela que foram escolhidos considerando os horizontes presentes no cotidiano da UFPA, no ano de 2014,  “oportunidade em que sediaremos o 6° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (6° CBEU); bem como dialoga com a realidade do mega evento esportivo da Copa do Mundo”, conta o professor Fernando Arthur.  Segundo ele, também foi levada em consideração “a relevância dos direitos humanos; ao mesmo tempo em que se percebe o fenômeno do entribamento na sociedade global e nas relações do mundo do trabalho e as instituições.”

Escolha o tema norteador das ações promovidas pelas Pró-Reitorias de Ensino e Graduação e de Extensão para 2014. Clique aqui.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: CMP / Ascom