Página inicial > Últimas Notícias > EDITAL - AUXÍLIO KIT ACADÊMICO

• Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2013, 00h00

AUXÍLIO KIT ACADÊMICO

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), torna público o Edital nº 19/2013 referente ao processo seletivo para concessão do AUXÍLIO KIT ACADÊMICO, modalidade do Programa Permanência.

O referido auxílio consiste em possibilitar aos discentes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, não possuidores de condições para arcar com os custos de material básico de instrução e de apoio às atividades didático-pedagógicas e acadêmicas, acesso a recursos financeiros da Assistência Estudantil que subsidie aquisição desses materiais/equipamentos, de forma a promover sua permanência durante o tempo regular do curso de graduação até sua diplomação.

Os (as) discentes a serem beneficiados (as) são somente os (as) vinculados (as) aos cursos de graduação, como: Arquitetura, Artes Visuais, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Geologia, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Oceanografia e Odontologia, que estejam regularmente matriculados (as) a partir do 3º semestre, cursando a primeira graduação e que comprovem não possuir condições de arcar com os custos de materiais básicos de instrução e de apoio às atividades didático-pedagógicas e acadêmicas, conforme os critérios previstos no Edital.

Serão disponibilizados 256 auxílios assim distribuídos: 76 no valor de R$ 2.500,00; 80 no valor de R$ 2.000,00 e 100 no valor de R$ 1.500,00.

A DAIE/PROEX alerta aos candidatos que desejam participar deste processo seletivo, que o fluxo de procedimentos para obtenção do benefício foi alterado, no intuito de facilitar cada vez mais o acesso dos estudantes aos benefícios custeados pela política de Assistência Estudantil. Neste sentido, para candidatar-se os interessados deverão:

1. Na INSCRIÇÃO on line no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SiGAEst), deverão cumprir os seguintes passos: cadastrar-se; solicitar o “Auxílio Kit Acadêmico 2014”, preencher o Questionário Socioeconômico on line, bem como o Plano de Aplicação do Auxílio Kit Acadêmico e a Proposta Orçamentária que se encontrará disponível para as inscrições no site da PROEX, www.proex.ufpa.br, a partir das 08:00 horas do dia 06 de janeiro de 2014 até às 18:00 horas do dia 17 de janeiro de 2014.

2. Em seguida, conforme cronograma estabelecido no Edital, aguardar a divulgação da HOMOLOGAÇÃO da inscrição realizada no SiGAEst;

3. Na sequência, a Equipe Técnica da DAIE/PROEX, responsável pela triagem e seleção dos (as) futuros (as) beneficiários (as), realizará VISITAS DOMICILIARES, para verificar e comprovar in loco a autenticidade das informações constantes no Formulário Socioeconômico disponibilizadas no SiGAEst pelo (a) candidato (a). Em caso da impossibilidade da realização da visita o (a) candidato (a) será convocado (a) para a entrevista.

4. Se necessárias também, serão realizadas ENTREVISTAS, tendo em vista a necessidade de mais esclarecimento sobre situões específicas identificadas pela Equipe Técnica da DAIE/PROEX. A chamada para essa etapa será realizada via SiGAEst.

5. Após essas etapas, será emitido o RESULTADO PRELIMINAR, fase esta que, se o (a) candidato (a) não concordar com o resultado atribuído, poderá recorrer, encaminhando recurso via SiGAEst, com  justificativa contestando o resultado obtido.

6. Posteriormente, será emitido o RESULTADO FINAL em lista com nome dos (as) estudantes deferidos e indeferidos, por campus e faculdades, via SiGAEst. Sobre este resultado não caberá mais recursos.

7. Os (as) estudantes DEFERIDOS no processo seletivo serão convocados (as) para HABILITAÇÃO, momento em que deverão anexar os documentos comprobatórios exigidos, conforme solicitado no Edital, via SiGAEst.

Nessa etapa da HABILITAÇÃO, serão comparadas as informações disponibilizadas no SIGAEST, Visitas Domiciliares e Entrevistas (se ocorrerem) com as informações declaradas nos documentos, no intuito de comprovar a autenticidade e fidedignidade das informações. Caso a Equipe Técnica encontre incompatibilidades entre essas informações, O (A) ESTUDANTE SELECIONADO (A) PERDERÁ O DIREITO AO AUXÍLIO.

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL.

Quaisquer outras informações, contatar com a Equipe Técnica pelo telefone (91) 3201-7346.

A Direção da DAIE/PROEX