Página inicial > Últimas Notícias > Vitória do Xingu e Bragança recebem Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA

• Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2013, 00h00
  • Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2013, 00h00

Para fortalecer a integração entre a UFPA e a Sociedade e ainda promover a circulação da Arte do Pensamento em diálogo nos municípios paraenses, a Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) realiza, a partir da próxima semana, o Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA. Em 2013, pela primeira vez, o Encontro acontece em Vitória do Xingu, município próximo ao Polo Universitário de Altamira, no período de 12 a 17 de agosto.

O evento, que passa por todos os Campi da UFPA, foi deslocado do Campus de Altamira este ano a pedido das comunidades próximas a Vitória do Xingu, para facilitar a participação daqueles que não podem se deslocar até aquele município.

Multicampiartes – Simultaneamente ao Encontro ocorrerá o Projeto Multicampiartes 2013, projeto de criação artística que desenvolve atividades de extensão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento material e cultural dos artistas e agentes culturais dos municípios onde há campi e núcleos da UFPA.

No Multicampiartes, de 12 a 16 de agosto, professores da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e da Escola de Teatro e Dança (ETEDUFPA) vão ministrar cursos nas linguagens de música, teatro, dança, literatura e artes plásticas.

Bragança – Como a proposta do Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA é passar por todos os Campi da Universidade (Abaetetuba, Cametá, Capanema, Castanhal, Breves, Bragança, Soure, Tucuruí e Altamira), também já tem data marcada a estadia do evento no Campus de Bragança: de 19 a 23 deste mês.

“Proporcionar e estimular os diversos Campi da UFPA a ter um momento artístico e cultural de aprendizado, de trocas de conhecimentos e saberes entre os seus participantes, professores e artistas convidados, dá continuidade aos trabalhos aprendidos e produz outros novos,  perpetuando através dos Encontros as manifestações culturais de cada região”, afirma o professor Leonardo Coelho de Souza, diretor do DAC.

Programação – Para compor a programação dos Encontros estão previstos debates, mesas redondas, palestras e oficinas, além de exposições, shows e apresentações artísticas. Acesse aqui a programação completa do Encontro em Vitória do Xingu.

Em Bragança, de 19 a 23 de agosto, no horário de 8h30 às 18h, serão ofertadas oficinas de vídeo, de teatro de rua e de dança. Das 15 às 18h do dia 23, ocorrerão palestras com debates sobre os seguintes temas: “A extensão da UFPA no contexto de 400 anos de Bragança”, “Políticas públicas e desenvolvimento local”, “Ações e projetos da Diretoria de Apoio Cultural” e “Programa de Formação de Empreendimentos Culturais”. Ainda no dia 23, haverá uma programação cultural, que culminará com a apresentação dos resultados das oficinas.

Inscrições – Professores, alunos, técnicos e a sociedade em geral são convidados a participar dos Encontros de Arte e Cultura em extensão da UFPA. As inscrições são feitas com os coordenadores de extensão de cada Campi.

Em Vitória do Xingu, elas podem ser feitas até o dia 10, enquanto que, em Bragança, o período de inscrição se estende até o dia 15.

Encontros de Arte e Cultura em Extensão da UFPA

Data: 12 a 17 de agosto (Vitória do Xingu) e 19 a 23 (Bragança)

Local: Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer/ Campus da UFPA em Bragança

Mais informações: Coordenadoria de Extensão da UFPA de Altamira (93) 3515-1079 ou 9198-7480 e DAC/PROEX – Belém (91) 3201-8435 ou 3201-7127.

Texto: Juliana Angelim – Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagem: Google