Página inicial > Últimas Notícias > UFPA sedia II Semana do Calouro Indígena

UFPA sedia II Semana do Calouro Indígena

• Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2013, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2013, 00h00

site1A Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da universidade (PROEX/UFPA), promoveu nos dias 7, 8 e 9 de maio a II semana do Calouro Indígena.

Com o tema “Igualdade e diversidade na universidade: um caminho (im) possível”, o evento contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, dentre representantes de instituições governamentais e não governamentais, a comunidade universitária em geral, além de 9 dos 19 calouros indígenas de 2013 e de lideranças de quatro aldeias: Frasqueira e Itapotiré de Santa Luzia do Pará e as aldeias Jejú e Areal de Santa Maria do Pará.

Desde o ano de 2010, os indígenas participam do Processo Seletivo Especial oferecido pela universidade onde ocorre reserva de duas vagas em cada curso de graduação para estes estudantes.

A Semana veio com o intuito de discutir e avaliar as Ações Afirmativas para os povos indígenas na instituição, além de proporcionar uma troca de experiências entre os primeiros estudantes indígenas da universidade com os novos alunos.

A programação foi baseada em mesas e palestras que objetivavam assinalar as conquistas do movimento indígena no ensino superior, buscando também apontar caminhos para a superação das dificuldades enfrentadas por esses estudantes.

Ao final do evento, foi elaborado um documento onde os indígenas solicitavam uma política de permanência que complemente o sistema de inclusão dos alunos indígenas na universidade, contribuindo assim para a diminuição dos índices de evasão desses estudantes. O documento foi entregue na Reitoria em um ato simbólico no final do dia.

Site2Site3

Rayane Ataíde – Assessoria de Imprensa Proex.

Tarsila Maquiavel  Fotografias.