Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Soure recebe o Projeto Multicampiarte de 20 a 24 de maio

Campus de Soure recebe o Projeto Multicampiarte de 20 a 24 de maio

• Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2013, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2013, 00h00

As diferenças e semelhanças de linguagens entre popular e erudito serão foco das oficinas e apresentações de grupos de música e artes plásticas que vão acontecer em Soure, de 20 a 24 de maio. As atividades são promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA), por meio do Projeto Multicampiartes 2013, e contam com o apoio da Prefeitura do Município.

As inscrições para as atividades do projeto já estão abertas e são destinadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Para a oficina de música, é necessário que o candidato tenha experiência de trabalho com a prática coral. Já a de artes plásticas, a inscrição é livre.

Para o pró-reitor de Extensão, Fernando Artur Neves, “ainda é muito assimétrica a oferta de produtos culturais nos campi da Universidade. Por isso, há uma tentativa da Proex de tornar essa oferta mais equilibrada, como está sendo feita em Soure, na expectativa de passarmos a atuar em todas as dimensões: ensino, pesquisa e extensão”.

Apresentações - Esta é a primeira vez, neste ano, que Soure recebe o Projeto Multicampiartes, o qual vai reunir as manifestações culturais do município à obra do grande compositor italiano, Gioachino Antonio Rossini. No dia 23, haverá a apresentação dos tradicionais cordões de pássaros, no Campus de Soure; e no dia 24, será a vez dos cantores da Escola de Música da UFPA interpretarem a Ópera “O Contrato de Casamento”, no Ginásio Poliesportivo do Município.

“Os cordões de pássaros foram influenciados pela ópera europeia e são uma mistura da característica operística europeia com a música popular e folclórica. E a partir dessas apresentações, os participantes poderão visualizar as diferenças e as semelhanças entre os gêneros musicais. Será um momento de integração entre essas linguagens”, enfatiza o diretor de Apoio à Cultura (DAC/Proex), professor Leonardo Coelho de Souza.

A obra – Com duração de 60 minutos, a Ópera “O Contrato de Casamento”, de Rossini, apresenta, de forma cômica, os tradicionais costumes da Europa e os novos da América. “Através da música e do teatro, o autor consegue mostrar os diferentes costumes entre o velho e o novo mundo”, diz Leonardo Coelho de Souza.

O elenco é formado pelos professores da Escola de Música da UFPA, Dione Colares, Jefferson Luz, Antonio Wilson, Ione Carvalho, Nilberto Viana e Milton Monte, além de ex-alunos da EMUFPA. Para esta apresentação, participa como convidado especial o pianista paraense Paulo José Campos de Melo. A direção cênica é do americano Bill Ferrara.

Apresentação da Ópera “O contrato de Casamento”

Data: 24 de maio de 2013

Local: Ginásio Poliesportivo do Município de Soure