Página inicial > Últimas Notícias > Capanema recebe Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA

Capanema recebe Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA

• Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2013, 00h00

O Campus Universitário de Capanema será o próximo a receber o Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA este ano. O evento, que anualmente passa por todos os campi da UFPA, esteve nos municípios de Vitória do Xingu e de Bragança, em agosto. Em setembro, entre os dias 16 e 20, acontecerá, sua terceira edição, no município de Capanema.

Para o diretor de Cultura da PROEX, professor Leonardo Coelho de Souza, é importante a realização dos Encontros no sentido de “fomentar a construção de uma plataforma que possibilite a gestão e a produção de processos artísticos e culturais nos municípios onde a UFPA está presente, congregando, de forma participativa, alunos, professores, técnicos e segmentos da sociedade em torno da arte e cultura”.

Histórico – Os Encontros de Arte e Cultura em Extensão acontecem desde o ano de 2010, a partir da criação de projetos artísticos e culturais que dialoguem com os diversos campi da UFPA e promovam um intercâmbio entre artistas, professores e diversos órgãos competentes nos municípios que trabalham com música, teatro, dança, audiovisual e áreas afins.

Realizados pela Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFPA, os encontros têm o objetivo de fortalecer a integração entre a universidade e a sociedade, além de promover a circulação da Arte do Pensamento nos municípios paraenses.

Em maio, quando o evento passou pelo município de Soure, os dias de programação encerraram-se com a ópera O Contrato de Casamento, de Rossini, interpretada por professores e alunos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e prestigiada por mais de 600 pessoas, no Ginásio Poliesportivo de Soure. “Os encontros têm contado com uma participação sempre satisfatória tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade civil e de órgãos públicos, como a Secretaria da Cultura, a Secretaria de Educação e a Prefeitura de cada município”, afirma o professor Leonardo.

Programação – Até sexta-feira, 13, é possível se inscrever para participar da programação do Encontro em Capanema. O evento, aberto ao público em geral, contará com as seguintes oficinas, a serem ministradas do dia 16 ao 20: Teatro de Bonecos, Elaboração de Projetos e Leis de Incentivos, Teatro de Rua, Grafismo em Cuias, Música, Dança/Jazz e Arte Educação (Idade Antiga, Média e Contemporânea).

Além disso, palestras com debates sobre “A Valorização de Equipamentos Culturais no Interior” e “Ações e Projetos da Diretoria de Apoio Cultural” preencherão a tarde do dia 20. E, exceto na segunda-feira, 16, os demais dias do encontro contarão com programação cultural a partir das 17h. Acesse aqui a programação completa.

3º Encontro de Arte e Cultura em Extensão da UFPA em Capanema
Data: 16 a 20 de setembro de 2013