Programa COROATÁ continua suas atividades em Bragança com Plenária e Mostra Cultural
Enquanto Belém fervilha com a proximidade do Círio, o Programa COROATÁ de Formação para Empreendimentos Culturais leva sua equipe para movimentar o município de Bragança. No dia 5 de outubro (sábado), serão realizadas A Plenária Livre de Culturas Populares e a Mostra Livre de Cultura de Rua.
Essas ações são resultado da parceria entre os agentes culturais locais, o Programa COROATÁ e a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Bragança. As propostas surgiram durante as oficinas de formação realizadas no mês de setembro pelo programa de extensão da UFPA, a partir das demandas dos participantes, quando foram utilizadas as metodologias de economia solidária propostas pelo programa, que procuram trabalhar a autogestão, a colaboração e a sustentabilidade.
Plenária de Cultura Popular – Com uma diversidade de manifestações culturais populares, os grupos de Bragança sentiram a necessidade de aproximação para consolidar, fortalecer e fazer circular seus projetos artísticos. Desta forma, será realizada uma plenária para criar uma rede colaborativa e institucionalizada que reúna todas essas culturas em uma Associação de Culturas Populares de Bragança.
O Programa COROATÁ recebeu esta demanda dos agentes culturais que participaram das oficinas realizadas no durante o mês de agosto e convidou consultores da UFPA para orientar os participantes da Plenária sobre os processos que envolvem o procedimento de criação de associações. Podem participar qualquer grupo bragantino de Cultura Popular e Tradicional, como quadrilhas, cordões de pássaro, bois bumbas entre outros.
Mostra de Rua - As praças de Bragança são um espaço de socialização importante dos jovens do município. Durante as noites dos finais de semana, o espaço se torna um local de lazer para muitos que utilizam a cultura urbana como forma de expressão e que precisam ter a potencialidade reconhecida, principalmente porque a cidade tem uma cultura popular e tradicional muito enraizada.
Um espaço democrático e contextualizado com este tipo de apresentação será montado em praça pública e qualquer artista poderá mostrar seu trabalho, precisando apenas levar eu material em um pendrive, uma hora antes da mostra começar. A Companhia Miarai de Dança e o DJ Lusca, ambos de Belém, também já estão confirmados, assim como o sambista bragantino Geraldo Nogueira.
Serviço: No dia 5 de outubro (sábado), às 16h, no Museu da Marujada, ocorre a Plenária sobre a Criação de uma Associação de Culturas Populares de Bragança, e às 20h, na Praça das Bandeiras, ocorre a Mostra Livre de Cultura de Rua. Toda a programação é aberta ao público.
Saiba mais: http://inculturapa.wix.com/
Facebook: www.facebook.com/
Texto: Lorena Claudino – Programa Coroatá
Redes Sociais