Página inicial > Últimas Notícias > 16º Jornada de Extensão da UFPA inicia e hoje (26/11/2013) e terá três dias de evento.

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2013, 00h00

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA), por meio da Diretoria de Programas e Projetos (DPP), inicia hoje sua 16ª Jornada de Extensão Universitária.

A Jornada terá como tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento Local”, apresentando à sociedade uma série de projetos e programas de ações, sobre a perspectiva de desenvolver insumos a serem considerados na área de políticas públicas. Entre esses insumos, estarão a disponibilização de cartilhas, sites e livros sobre a temática, através dos vários cursos, minicursos e oficinas que acontecerão durante os três dias de Evento.

A Jornada de Extensão da UFPA visa, também, contribuir para o aprofundamento do que se constitui a natureza das atividades extensionistas. Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves “as reflexões sobre a busca de metodologias refinadas e bem recortadas, para que a Universidade chame a atenção do poder público, apresentando um corpo de projetos que podem ser replicados na implantação de políticas públicas aprovadas ou que estão em curso no país” são de suma importância para o avanço da construção desse objetivo,  democratizando, dialogando  e implementando os saberes produzidos.

Programação: Buscando mobilizar não apenas a comunidade acadêmica, mas também as diversas camadas da sociedade, a programação cultural acontecerá na Praça da República  e em outros espaços no entorno, que durante três dias contará com shows de artistas da terra,  como Salvador Dias e José Maria Bezerra-Ritmos da Amazônia, abrindo a programação cultural; Orquestra de Violinistas Professora Lícia Arantes;  apresentação do Grupo instrumental Trio Raízes; e do Show Joá, com o pianista professor Leonardo Coelho de Souza. Serão realizados, também, a conferência sobre o tema da jornada deste ano e o lançamento da Revista Universo e Extensão, entre outras atrações.

Programação acadêmica - A programação acadêmica da 16ª Jornada de Extensão consta de oficinas e minicursos, como: Minicurso de Introdução à Informática; Oficina de Inclusão Digital 1 - Informática Básica; Oficina de Inclusão Digital 2 - Google Docs; Oficina de Inclusão Digital 3 - Segurança da Informação; Minicurso de Fundamentos da Gestão Esportiva; Oficina de Confecção de Biojoias (Requer materiais próprios); Oficina de Elaboração de Projetos Culturais; Oficina de LaTeX e Exposição temática: "Memória das Geociências - um convite ao passado".

A jornada será aberta para apresentação de trabalhos de estudantes bolsistas, docentes, técnico-administrativos e acadêmicos voluntários que atuam em programas e projetos vinculados aos seguintes editais da Proex: Pibex; Navega Saberes/2012; Eixo Tranversal/2012; Conexões de Saberes e Proext. Além disso, pretende contribuir para o aumento da produção acadêmica desses estudantes, ampliar e aproximar a sociedade com a UFPA, por meio de ações de extensão. Os trabalhos que forem selecionados e cumprirem as exigências de apresentação na sessão de Comunicação Oral ou Pôster estarão, automaticamente, concorrendo ao Prêmio Jovem Extensionista 2013.

XVI Jornada de Extensão da UFPA
Data: 26 a 28 de novembro.
Programação Cultural da XVI Jornada de Extensão
Local: Praça da República – Em frente ao Instituto de Ciências da Arte
Hora: A partir das 17h
Confira aqui a programação completa.
Mais informações no endereço eletrônico da Jornada.