Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 8ª Bienal da UNE - Inscreva seu Projeto de Extensão!
Início do conteúdo da página

8ª Bienal da UNE - Inscreva seu Projeto de Extensão!

  • Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2012, 00h00

                                                                        VINHETA

BienalDaUne

       A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) inova nesta edição com a inclusão de uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até o dia 24 de dezembro de 2012.

Projetos de Extensão tem caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem a comunidade. Os projetos para concorrer à Mostra Selecionada podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na UFPE, por exemplo, o projeto de extensão do “Curso de Realidade Brasileira e Nordestina” capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular. Já o projeto “Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia” visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. “A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da comunidade na universidade”, explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica. “Queremos ver a universidade de forma integradora não só como formadora de especialistas, mas estendendo seu conhecimento, compartilhando e ganhando com a troca com a comunidade”, destacou.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo. “Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país”, ressaltou.   

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.
 Vem aí a 8ª BIENAL da UNE

Chegando a sua oitava edição em 14 anos de existência, a Bienal da UNE se firma hoje como um dos principais encontros da juventude na América Latina. A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. “A volta da Asa Branca” é o tema da atividade desse ano, e tem como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas. Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br  ou facebook.com/bienaldauneoficial  

registrado em:
Fim do conteúdo da página