Lançamento do 3º volume da Revista tucunduba tem apresentação de Concerto Lírico
A Revista tucunduba chega a seu terceiro volume com mais de 80 páginas trazendo a reflexão da comunidade acadêmica sobre arte e cultura na Amazônia. Para o lançamento no dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, a Diretoria de Apoio Cultural da Proex além de fazer a distribuição gratuita dos exemplares, encerra suas atividades de 2012 com a apresentação do Coro Lírico formado por alunos e professores da Escola de Música da UFPA.
A convidada desta terceira edição é a Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-Pará), Maria Dorotéia de Lima, que assina um texto sobre os 30 anos de atuação da instituição no Estado. Contemplando as diversas formas artísticas e culturais, sete ensaios sobre artes cênicas, literatura, pedagogia, artes visuais e memória e patrimônio compõem a publicação.
Revista tucunduba
O editor Sergio Palmquist reforça procura da comunidade acadêmica pelo edital da publicação, sendo esta uma das edições mais trabalhosas. “Além do volume de ensaios com qualidade, o projeto gráfico tanto da capa, quanto do interior também vieram compor para o resultado final bem elaborado. Foram tantos trabalhos inscritos que somente com os pré-selecionados já era possível outra publicação”, explica.
Desde seu primeiro volume, lançado em abril de 2010, a revista tem sido espaço de socialização da produção de alunos, técnicos e docentes da UFPA. Seus artigos são resultado de editais lançados pela Diretoria Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e permite divulgar as diversas linguagens artístico-culturais nos seus mais variados segmentos.
Versão Online.
Edições anteriores
Concerto Lírico
Sob a regência do maestro e professor da Escola de Musica da UFPA, Vanildo Monteiro, o coro formado por 40 vozes entre alunos e professores da EMUFPA faz uma apresentação com repertório de óperas famosas em que o coro é destaque. Diferente dos corais mais tradicionais, eles fazem uma performance artística e usam adereços que completam o visual cênico.
Entre os solistas convidados, a soprano e professora de música Dione Colares e o tenor Antônio Wilson Azevedo que interpretam árias de óperas como “Cavalleria Rusticana” de Mascagni, “Gianni Schicchi” e “La Bohème” de Puccini, “La Traviata” e “Nabuco” de Verdi, e “A Viúva Alegre” de Lehàr. Fazendo o acompanhamento dos cantores, a pianista e professora Ana Maria Adade.
Confira o programa
Serviço: O Lançamento do 3º volume da Revista tucunduba tem entrada gratuita e acontece no dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 17h, no Centro de Evento Benedito Nunes, localizado no Cidade Universitária José da Silveira Neto (Av. Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá).
Redes Sociais