Página inicial > Últimas Notícias > Enquete escolhe tema para os eventos da UFPA em 2013

Enquete escolhe tema para os eventos da UFPA em 2013

• Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2012, 00h00

Em cada ano, a Universidade Federal do Pará elege um tema para ser utilizado em todas as atividades que realizará durante este período. Em 2012, o tema escolhido foi Inovação e Tecnologia, que serviu como base para a Semana do Calouro, a Feira do Vestibular, entre outros. Objetivando escolher o tema do ano de 2013, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) elaboraram uma enquete para a votação do tema. A enquete ficará disponível a partir desta quarta-feira, 24, até 14 de novembro, no Portal da UFPA.

A votação envolve quatro temas: Esporte, Ciência e Cidadania; Políticas Sociais e Combate à Pobreza; Direitos Humanos e Igualdade Racial e Política Pública e Desenvolvimento Local. O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, conta que é a segunda vez que se realiza uma enquete para escolher o tema. “Em 2011, percebemos que a enquete é o instrumento que poderia mais rapidamente atrair a atenção e, ao mesmo tempo, servir como uma forma de divulgação das programações que envolvem tanto a Proex, como a Proeg. Utilizamos a enquete para a escolha do tema ‘Inovação e Tecnologia’ e percebemos que foi algo muito significativo, por isso decidimos repetir isso este ano”, conta.

Temas – Os temas propostos foram escolhidos por possuir certa relevância na atualidade. “O primeiro tema, Esporte, Ciência e Cidadania, tem a ver com tudo o que estamos envolvidos, agora, no setor esportivo: a copa do mundo, as olimpíadas, entre outros. O segundo, Políticas Sociais e Combate à Pobreza, é um apelo para que possamos desenvolver uma série de ações sociais que impactem diretamente  as condições da pobreza e é muito necessário alterar essas condições por meio da adoção de políticas do Estado", informa o pró-reitor.

"O terceiro tema proposto, Direitos Humanos e Igualdade Racial, foi escolhido porque, ao longo do ano de 2012, a questão das cotas adquiriram relevância de debate,  tornando-se referência de discussão. Por último, a Política Pública e Desenvolvimento Local é uma necessidade de fazer com que a transferência de tecnologia para a sociedade se debruce sobre as mais diferentes áreas: habitação, saúde, saneamento, alimentação e nutrição, escola, educação, cultura e lazer, entre outros. É importante compreender o local de execução das políticas públicas, visando ao desenvolvimento local”, explica o professor Fernando Arthur.

Entre os quatro temas, apenas um será escolhido, sendo utilizado, durante o ano de 2013, como tema da Jornada de Extensão, da Feira do Vestibular, da Jornada do Calouro, dos Encontros de Arte e Cultura no interior e outros. “Será o tema da Universidade”, afirma o pró-reitor de Extensão. Ele conta que é necessário que a comunidade acadêmica vote. “Nós queremos aumentar o grau de adesão, de participação da comunidade acadêmica na constituição de problemas. Não basta que apenas a gestão da Administração Superior eleja as problemáticas discutidas, é necessário que ela dialogue com a comunidade”.

Escolha o tema norteador das ações promovidas pelas Pró-Reitorias de Ensino e Graduação/PROEG e de Extensão/PROEX para 2013. Clique aqui.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT / Ascom