Página inicial > Últimas Notícias > Jogos Tradicionais - UFPA CRIANÇA

• Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2012, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2012, 00h00

CONVITE

Quem nunca, em algum momento da infância, brincou de bandeirinha, pira-cola, garrafão, fura-fura e cemitério? Brincadeiras que fazem parte do repertório de diversão da criançada e vão ultrapassando as gerações. No próximo dia 20, os espaços da Universidade Federal do Pará servirão de cenários para esses jogos infantis, que serão realizados por meio de um projeto extensionista, organizado pelo Laboratório de Atividades Lúdicas (LUDLAB) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI /UFPA) e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As atividades vão ocorrer das 8h às 12h, no Campus Básico da UFPA, em frente ao estacionamento do prédio do curso de Química e do IEMCI.

O objetivo deste evento é proporcionar uma manhã alegre e descontraída nos espaços da Universidade para as crianças vivenciarem atividades lúdicas, entre elas, jogos tradicionais, jogos recreativos, brincadeiras cantadas, entre outras atividades que aproximem a comunidade escolar do entorno com a Universidade. "Teremos, além dos jogos tradicionais, a culminância do Projeto do Clube de Ciências do IEMCI, juntando, neste sentido,  a divulgação de uma produção do conhecimento científico e a ludicidade", afirma a professora Ana Cristina Pimentel. “Estas atividades auxiliam a criança no processo educacional, no desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, cognitivas, socioafetivas e em sua vida cotidiana”,  completa.

Jogos tradicionais– O projeto possui este nome, porque não serão privilegiadas modalidades olímpicas, mas, sim, jogos e brincadeiras comuns ao repertório infantil. Algumas das atividades desenvolvidas serão: bandeirinha, pira-cola, garrafão, fura-fura, cemitério, entre outras. “Estes jogos são importantes para as crianças, pois são passados de geração a geração, portanto, sua riqueza consiste no fato de que eles carregam a identidade e a cultura de um povo”, explica Ana Cristina Pimentel.

Em virtude da transmissão desta identidade e cultura, a professora cita que os jogos e as brincadeiras sofrem adaptações regionais. “Há muitos exemplos de adaptação dos jogos, entre eles, pode-se citar: nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro têm o ‘pique’, que, no Pará, é conhecido como‘pira-pega’. Existe também a peteca - que consiste em um objeto que deve ser jogado ao ar e ser rebatido. No Pará, a peteca tanto pode ser objeto a ser rebatido ou a forma local mais conhecida, que é a bola de gude”, explica Ana Cristina.

Projeto – Este evento faz parte do projeto de um grupo de pesquisa do LUDLAB, que tem o objetivo de ajudar na formação de professores, tanto de graduação quanto das séries iniciais do ensino fundamental, por meio de cursos e oficinas. De acordo com Ana Cristina, “o projeto almeja também facilitar e dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem significativa dos conteúdos, tanto conceituais quanto procedimentais e atitudinais”.

Ana Cristina considera fundamental um evento como este, pois“fortalece as relações entre a UFPA e a comunidade de seu entorno, além de abrir as portas e incentivar a criança a se sentir parte da instituição, de tal forma que ela possa desejar, um dia, vir a ser um universitário; de acreditar que este é um sonho possível”, finaliza a professora.

Como jogar – Não haverá inscrições para participar dos jogos, que  serão destinados para crianças de 6 a 12 anos, faixa etária de alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O convite será feito nas escolas e os alunos deverão estar acompanhados por seus professores ou pelos pais ou responsáveis, e é aconselhável que levem água para beber e um pequeno lanche para a criança.

Serviços - Jogos tradicionais da UFPA
Data: 20 de outubro de 2012
Local: Campus Básico da UFPA, em frente ao estacionamento do curso de Química e do IEMCI.
Hora: 8h às 12h

Texto: Carlos Fernando Pinheiro - Assessoria de Comunicação da UFPA