Página inicial > Últimas Notícias > 6º Encontro Regional do Fonaprace inicia atividades na UFPA

6º Encontro Regional do Fonaprace inicia atividades na UFPA

• Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2012, 00h00

Um espaço aberto para discussões sobre a assistência estudantil no Brasil, em especial nas Regiões Norte e Nordeste, foi aberto na noite desta quarta (29). O 6º Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi inaugurado em uma cerimônia, no Auditório do Hotel Beira Rio, em Belém, reunindo representantes de 17 IFES brasileiras. O Encontro segue até sexta (31).

Compuseram a mesa o professor Horácio Schneider, vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Fabrício Carvalho, coordenador nacional do Fórum; José Maia, diretor de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE/Proex) e coordenador regional Norte do Fonaprace; Pedro Nelson Ribeiro, pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e coordenador regional Nordeste, e o estudante Rafael Saldanha, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA).

Avaliação – Segundo Fabrício Carvalho, a UFPA é estratégica no País. O coordenador comentou o trabalho desenvolvido na Instituição, no campo do apoio discente: “A UFPA é uma das maiores universidades do Brasil, e nós temos perspectivas muito boas de avanços na região”, citando o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, recentemente empossado como presidente da Andifes.

Na palestra de abertura do evento, Fabrício fez uma grande avaliação dos primeiros anos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que existe desde 2007, como política do governo federal, e passou por uma efetivação regular em 2010. “É hora de sermos auditáveis, de mostrarmos o real impacto do nosso trabalho para os estudantes. É o momento de pararmos e avaliarmos o PNAES e o contexto da assistência estudantil no País”, enfatiza Fabrício.

PNAES – Ainda na opinião do coordenador nacional do Fonaprace, a assistência estudantil no País é um dos temas mais importantes em discussão, envolvendo a  inclusão e o sistema de cotas nas IFES. “A assistência aos estudantes no Brasil vem crescendo muito, em termos financeiros, porém ainda encontra alguns desafios de tecnologias e recursos humanos. O aluno atendido pelo PNAES não precisa só de bolsas, e sim de um atendimento mais amplo”.

Para 2013, a UFPA receberá R$ 19 milhões do PNAES para serem investidos na assistência discente. Horácio Schneider destacou o aumento de recursos com relação a 2012 e falou sobre o trabalho desenvolvido na UFPA: “Nós dedicamos uma boa parte do nosso orçamento para a assistência estudantil, direta e indiretamente, além da construção de uma nova Casa do Estudante, reformando instalações, para melhor atender aos nossos alunos”.

Expectativas – “Esse é um grande espaço de reflexão, no qual cada representante de universidade da região socializa suas situações e, assim, buscamos construir uma política de ação capaz de atender às diversidades do País”, avaliou Pedro Nelson, que citou problemas e anseios comuns entre os Estados do Norte e do Nordeste e espera deixar Belém, após o fim do evento, com avanços significativos no que consiste na melhoria da assistência aos alunos de graduação. “Em resumo, nós esperamos levar boas notícias ao Encontro Nacional do Fonaprace, que será realizado em Natal, no mês de outubro”, disse.

Programação – O Fonaprace segue sua programação nos próximos dois dias, com grupos de trabalho, palestras e debates. Serão expostas experiências em diversas universidades, além das plenárias do fórum e de atrações musicais. Confira a programação completa aqui.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes