Página inicial > Últimas Notícias > 15ª Jornada de Extensão abre suas inscrições em agosto (Abertas)

15ª Jornada de Extensão abre suas inscrições em agosto (Abertas)

• Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2012, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2012, 00h00

A partir deste mês de agosto, estarão abertas as inscrições para a 15ª Jornada de Extensão: Inovação e Tecnologia, que ocorre no período de 20 a 22 de novembro de 2012. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Programas e Projetos (DPP). As inscrições serão abertas para apresentação de trabalhos, para voluntários, participantes e prestadores de serviços à comunidade. O evento ocorrerá em vários espaços: Corredor Cultural de Belém, Espaço Cultural Nossa Biblioteca, Centro Comunitário Bom Jesus e Complexo de São Brás.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no site da Proex (clique aqui). Para os interessados em inscrever trabalhos e para quem vai participar como ouvinte, o prazo vai de  14 de agosto a 10 de setembro de 2102 , mesmo prazo para quem vai se inscrever para trabalhar como voluntário e as inscrições para prestação de serviços.

Condições – Os bolsistas podem participar desde que estejam ligados a projetos e programas de extensão da Proex: Pibex, Navega Saberes, Eixo Transversal, Conexões de Sabres e ProexT. Para se inscrever como voluntário, o estudante terá que ser aluno de curso de graduação devidamente matriculado na UFPA. Sua participação certificada será utilizada como critério em processos seletivos dos editais de Bolsa Permanência. O interessado em se inscrever como participante deverá pertencer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral ou ser docente ou técnico administrativo, ou estudante da UFPA vinculado a uma bolsa de extensão. Já os que pretendem se inscrever como prestadores de serviço devem ser técnico-administrativos e docentes vinculados a um projeto ou programa de extensão, com apoio de alunos devidamente matriculados na UFPA.

O evento - A Jornada de Extensão tem por objetivos estimular e apoiar a participação de estudantes da UFPA nas atividades de extensão; contribuir para o aumento da produção científica dos estudantes e para a ampliação do envolvimento de extensão da UFPA com a sociedade.

“É preciso contextualizar que a Jornada de Extensão da UFPA é um evento acadêmico tradicional que visa estimular e incentivar a inclusão da comunidade universitária nas atividades de extensão e também disseminar a produção acadêmica no ensino e na pesquisa para a sociedade", afirma o diretor de Programas e Projetos (DPP) da UFPA, professor Durbens Martins Nascimento.

Vínculo com os atores sociais - O professor explica, também, que, durante este período, a Jornada buscou estabelecer um vínculo mais próximo com os diversos atores sociais e com diversos segmentos da sociedade, por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos, assim como nos diversos serviços oferecidos à comunidade no entorno da UFPA. “Estas ações visavam e visam ampliar a atuação da UFPA e o seu reconhecimento como uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de destaque na Amazônia, em um quadro histórico de significativas transformações nos domínios da informação e do conhecimento. Talvez, por isso, em nenhum outro momento da história humana, a sociedade dependesse tanto da extensão universitária, como atualmente, para o seu avanço social e político, nas suas mais variadas formas.”

Sobre a jornada deste ano, Durbens adianta, “Desse modo, mais do que uma mera jornada, esta almeja se distinguir das outras, dentre outras coisas, pela capacidade de ofertar, no Corredor Cultural e no Centro Comunitário Bom Jesus, o que existe de mais avançado em serviços e produtos acadêmicos, produzidos no âmbito de milhares de atividades acadêmicas, levadas a cabo por centenas de estudantes, técnico-administrativos e docentes, além de cidadãos e cidadãs que, de alguma forma, participam dos projetos e programas de extensão”, conclui o diretor.

Serviço:

Inscrição para a 15ª Jornada de Extensão da UFPA

Período: Inscrição de trabalho e para participar como ouvinte no evento, de 14 de agosto a 10 de setembro de 2102. Inscrição para prestação de serviços, de  14 de agosto a 10 de setembro de 2102 . Período de inscrição para trabalhar como voluntário, de  14 de agosto a 10 de setembro de 2102 .

Para mais informações sobre a Jornada e as inscrições, clique aqui para ler o edital.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes