Página inicial > Últimas Notícias > Esporte e lazer em prol da bem-estar na UFPA

Esporte e lazer em prol da bem-estar na UFPA

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2012, 00h00

“Promoção à Saúde do Servidor é o conjunto de ações dirigidas à saúde do servidor, por meio da ampliação do conhecimento da relação saúde-doença e trabalho. Objetiva o desenvolvimento de práticas de gestão, de atitudes e de comportamentos que contribuam para a proteção da saúde no âmbito individual e coletivo”. Assim, define a Norma Operacional de Saúde do Sevidor.

Tendo como base este documento, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e a Faculdade de Educação Física, com o apoio da Coordenadoria de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos campi do interior da Universidade Federal do Pará, realizará, no segundo semestre de 2012, de agosto a outubro, o I Festival de Esporte e Lazer Multicampi, evento que irá unir servidores (docentes e técnicos) e comunidade cadêmica (discentes) com o mesmo objetivo, estimular a saúde e o bem- estar no ambiente da Universidade, por meio do esporte e lazer.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Josefa Quadros, ressalta que “a integração socioprofissional se traduz em uma vida organizacional saudável”, e adianta, “o importante no Festival será a participação, e não a competição”.

Preparativos – Já no mês de agosto, acontecerá o I Fórum de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, como parte das ações que antecederão o Festival. Na ocasião, será apresentado o projeto para a comunidade universitária e haverá, ainda, apresentações dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (Lacor) e do Grupo de Pesquisa Histórico Sociológico do Corpo, Educação Física e Esporte (Hapax),que estudam essa relação do esporte, lazer, qualidade de vida e trabalho.

O Festival começa em agosto, mas os interessados já podem ir formando seus times e suas torcidas. As modalidades serão divididas em três tipos: esportes coletivos (vôlei, handebol e futsal), jogos de salão ( xadrez, tênis de mesa, baralho, dominó) e jogos populares (cabo de guerra, queimada, arremesso de peso, peteca, entre outros).
“Este será um espaço democrático, onde poderemos buscar ações conjuntas, com estudantes e servidores da UFPA, para que, juntos, possamos construir um ambiente onde a qualidade de vida seja um fator importante em todos os setores”, afirma Josefa.

>> Para mais informações:
Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida: (91) 3201-7531
Faculdade de Educação Física (91) 3201-7602