Página inicial > Últimas Notícias > Divulgados os vencedores do 3º Prêmio Proex de Literatura

Divulgados os vencedores do 3º Prêmio Proex de Literatura

• Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2012, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2012, 00h00

Nesta segunda (18), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou a lista dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Proex de Literatura. Foram 20 textos selecionados em cada uma das três categorias: crônicas, contos e poesias, entre 276 inscritos, de toda a comunidade acadêmica, superando em mais de 30% em 2011.

Avaliação – Na opinião do poeta e filósofo Juraci Siqueira, avaliador da categoria Poesias, destaca que em nenhum dos 126 textos enviados nessa categoria foram encontrados plágios ou apropriação indébita de conteúdo, e parabeniza a idéia da pró-Reitoria. Também fizeram parte da comissão julgadora: o jornalista Alfredo Garcia (Contos) e o professor Paulo Nunes (Crônicas).

Temáticas abordadas – Segundo o professor e diretor de Apoio à Cultura (Dac) da Proex, Leonardo Coelho, baseado nos textos publicados na Antologia do Prêmio em 2011, grande parte dos temas abordados fazem referência ao cotidiano do paraense, seja na cidade, seja às margens dos rios. “Essa característica revela a estima dos participantes em escrever sobre o lugar onde vivem, valorizando a região”, analisa o professor.

Sem deixar de lado os temas universais, os textos inscritos na premiação conseguem abranger um maior número de abordagens. Essa liberdade de escolha, por parte dos participantes, é outro ponto positivo, na opinião de Leonardo: “Assim, a iniciativa se torna cada vez mais presente na vida acadêmica”.

Prêmios– Os vencedores em cada categoria serão premiados com o Troféu Inglês de Sousa e R$ 1 mil pela conquista, sendo que os 20 melhores textos estarão presentes na 3ª Antologia de poesias, Contos e Crônicas, a ser publicada em novembro, na expectativa da DAC. Os segundos e terceiros colocados ainda ganharão medalhas e edições da Antologia. Veja como foi a noite de premiação da edição 2011 [http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5778].

Valorização – O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, a apropriação da iniciativa por parte da UFPA é o reconhecimento do Prêmio como um instrumento de valorização dos talentos da comunidade. “O Prêmio Proex também é uma alternativa que impacta a compreensão do mundo e na ressignificação do próprio conhecimento produzido na universidade, traduzido em outras experiências”, afirma Fernando, destacando a participação crescente de pessoas a cada ano.

O professor Leonardo exalta a forte participação de alunos da instituição, de todas as áreas do conhecimento. “Os inscritos não se restringem a alunos de Letras. Assim, a integração realizada por meio do prêmio, nossa maior intenção, acontece com sucesso. A presença de técnicos também é prova de que o conhecimento não se limita a certas áreas”, finaliza o diretor de Apoio à Cultura da pró-Reitoria.

Confira aqui a lista de vencedores do 3º Prêmio Proex de Literatura

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Assessoria da Proex