Página inicial > Últimas Notícias > SAEST/UFPA divulga resultado preliminar do edital de renovação do PROLÍNGUAS 2024

A Universidade Federal do Pará, por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA), torna público o resultado preliminar do processo seletivo de renovação da vaga no Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras – PROLÍNGUAS/2024.2, regido pelo EDITAL Nº 12/2024/SAEST/UFPA. Os(As) candidatos(as) devem acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) para conferir se a inscrição está deferida. Havendo indeferimento, precisam enviar recurso até às 10h da próxima quarta-feira (31).

Aqueles(as) que estiverem deferidos(as) para a renovação deverão realizar a matrícula e habilitação no site da FADESP nos dias 08 e 09/08/2024, escolhendo a opção Bolsista PROLÍNGUAS no momento da matrícula para a liberação da bolsa. No total, foram ofertadas 139 vagas gratuitas em cursos livres de Inglês, Francês e Espanhol para o campus de Belém e demais campi da UFPA, destinada a discentes de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica que podem optar por apenas uma modalidade ofertada pelo PROLINGUAS/2024.2, nas formas presencial e on-line, em cinco (5) semestres/níveis. As aulas começam no dia 16/08/2024.

Os(As) discentes também têm direito ao auxílio financeiro “Acesso às Línguas Estrangeiras” que será pago em uma única parcela de até R$ 200,00 (duzentos reais), conforme pesquisa de valor realizada pelo(a) discente, para custear a aquisição do material didático (livro), com a obrigação de prestação de contas junto à SAEST. É necessário acessar o SIGAEST e inserir a nota fiscal de compra do material em formato JPG, contendo o nome do(a) discente beneficiado(a) em até 30 (trinta) dias após o recebimento do recurso. Em seguida, o(a) discente deverá aguardar o período de 15 dias úteis para a análise da prestação de contas.

Lembramos que, conforme o edital, não será aceito nota fiscal em nome de terceiros, assim como recibo, comprovante de transferência e comprovante de venda em máquina de cartão de crédito/débito. Caso não seja realizada a prestação de contas, o(a) estudante deverá fazer a devolução do recurso por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser solicitada via e-mail gru@ufpa.br e, após pagamento, anexar comprovante de pagamento no SIGAEST.

SOBRE O PROGRAMA – O PROLÍNGUAS é uma parceria entre a Saest/UFPA e a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), por meio do Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, e  possibilita ao(à) discente de graduação formação em Inglês, Francês e Espanhol para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em línguas estrangeiras modernas, com agregação de valor à formação acadêmica e profissional a estudantes em situação de vulnerabilidade.

Acesse o SIGAEST

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 10h34