Página inicial > Últimas Notícias > SAEST/UFPA lança edital para vagas na Casa de Estudantes Universitários do Campus Belém destinadas a discentes de pós-graduação

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) , publicou edital Nº 20/2024/SAEST/2024, com abertura de inscrição para o Processo Seletivo do Programa Casas de Estudantes Universitários (PROCEUS), o qual concede vagas para discentes de pós-graduação na Casa do Estudantes Universitários da UFPA do campus de Belém. No total, são doze (12) vagas, sendo seis (06) para homens e seis (06) para mulheres, cisgêneros ou transgêneros.

Os(As) interessados(as) podem se inscrever até o dia 19 de agosto pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil - SIGAEST

QUEM PARTICIPA - Podem participar discentes vinculados (as) a curso de pós-graduação stricto sensu presencial na UFPA do campus Belém que estejam regularmente matriculados (as) e frequentes em curso de pós-graduação stricto sensu presencial na instituição. É imprescindível possuir renda per capita de até um (01) salário mínimo, não possuir vínculo empregatício e ter realizado inscrição completa neste processo seletivo, com o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico e apresentação de toda a documentação exigida no SIGAEST.

Além disso, os (as) candidatos (as) precisam comprovar que têm endereço de origem em município distinto dos municípios que constituem a Região Metropolitana de Belém (RMB) – Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará – e que não possuem casa própria localizada na RMB, bem como seu (sua) pai/mãe/responsável/cônjuge residente e/ou proprietário de imóvel (is). Estas regras incluem distritos e ilhas da capital paraense.

COMO SE INSCREVER – Para realizar a inscrição, é preciso acessar o SIGAEST com CPF e senha cadastrada, clicar em “INSCRIÇÕES ABERTAS”; clicar em “INICIAR INSCRIÇÃO” na aba “PROCEUS – Vaga na CEU Belém 2024 – Pós-graduação”;  ler e declarar estar ciente dos Termos de Veracidade e Concordância, então o cadastro do CADGEST será importado automaticamente. É necessário, ainda, responder o Questionário Socioeconômico para anexar junto com toda a documentação exigida. Por fim, deve-se clicar em “concluir e enviar para análise”, sendo assim efetivada a inscrição no processo seletivo.

ETAPAS - Após a inscrição, a equipe da SAEST fará a Avaliação Técnica do atendimento dos requisitos do edital. Em seguida, será divulgado o Resultado Preliminar das candidaturas deferidas e indeferidas, processo que está sujeito a recurso. Logo depois vem o Resultado Final, em que não cabe mais recurso. Os(as) selecionados(as) passam por uma Habilitação com o preenchimento da ficha de cadastro da CEUS/BELÉM, devendo apresentar uma foto 3x4 e atestado/declaração de matrícula. Ainda tem a fase da Entrevista, para conhecer o perfil do(a) candidato(a) e prestar orientações e, por fim, a Reunião Ampliada. Caso o(a) candidato(a) não compareça às etapas de Habilitação e Reunião, ficará impossibilitado(a) de ocupar a vaga.

O edital não contemplará discentes vinculados (as) a cursos de pós-graduação que sejam lato sensu, de modalidade de ensino à distância (EaD), stricto sensu ofertado por outra Instituição de Ensino Superior, distinta da UFPA, nem ex-moradores(as) da CEUS que tenham sido desligados(as) por penalidade de exclusão, conforme prevê o Regulamento das CEUS/UFPA. Pessoas que estejam com pendências de prestação de contas, a exemplo de auxílios como Moradia, Kit Acadêmico, Inclusão Digital, Primeira Infância, PROLÍNGUAS ou outros de mesma natureza poderão se inscrever, mas só serão aceitas caso haja quitação das pendências até a data anterior à da publicação do Resultado Preliminar.

O resultado final está previsto para ser divulgado a partir de 03 de setembro deste ano.

SERVIÇO:

Edital do Programa Casas de Estudantes Universitários – Pós-Graduação