Página inicial > Últimas Notícias > PROLÍNGUAS 2024: UFPA lança edital de renovação das vagas de cursos de idiomas para discentes em situação de vulnerabilidade

A Universidade Federal do Pará lança o EDITAL Nº 12/2024/SAEST/UFPA, para o processo seletivo de renovação da vaga no Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras – PROLÍNGUAS/2024.2, vinculado ao Projeto de Apoio Pedagógico (PROAP), em atendimento a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituída pela Lei Nº. 14.914, de 13 de julho de 2024, do Ministério da Educação (MEC).

São 139 vagas gratuitas em cursos livres de Inglês, Francês e Espanhol para o campus de Belém e demais campi da UFPA, para discentes de graduação da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica. Além do curso, é concedido um auxílio financeiro de até R$ 200,00 (duzentos reais) para o “Acesso às Línguas Estrangeiras” referente à aquisição do livro didático. Vale lembrar que será apenas uma modalidade ofertada pelo PROLINGUAS/2024.2, nas formas presencial e on-line, em cinco (5) semestres/níveis. As aulas começam no dia 16/08/2024.

O PROLÍNGUAS é uma parceria entre a Saest/UFPA e a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), por meio do Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, e  possibilita ao(à) discente de graduação formação em Inglês, Francês e Espanhol para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em línguas estrangeiras modernas, com agregação de valor à formação acadêmica e profissional a estudantes em situação de vulnerabilidade.

QUEM PODE RENOVAR? – Para participar do edital de renovação, é preciso atender aos seguintes critérios: estar regularmente matriculado(a) e frequente, no período letivo vigente, em curso de graduação presencial; ter obtido o Coeficiente de Rendimento por Período Letivo (CRPL) de no mínimo 5,0 (regular) no último período letivo cursado da graduação; ter sido aprovado(a) no curso do PROLÍNGUAS/2024.1; não ter pendências de prestação de contas junto à SAEST, assim como Viagem Acadêmica (AVA) e no SCDP (diárias e passagens); e não estar com status no curso de graduação como cancelado, trancado, desistente, graduando e concluído.

COMO SE INSCREVER? – O período de inscrição para o PROLÍNGUAS/2024.2 vai de 10 a 19/07/2024, das 08h às 17h, pelo sistema SIGAEST. O(A) discente deverá entrar na sua conta com CPF e senha; clicar no botão “Inscrições abertas”; em seguida, clicar na aba PROLÍNGUAS/2024.2 – RENOVAÇÃO. Depois, precisa clicar em “Iniciar Inscrição” e aceitar o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade. Por fim, é preciso clicar na escolha da Categoria do idioma de renovação. Muita atenção a esse passo a passo, porque a SAEST não se responsabiliza por falhas ocorridas nos equipamentos utilizados pelo(a) discente que impossibilite a transferência de dados e documentos ou por falhas de conexão da Internet, inviabilizando o processo de inscrição.

MATRÍCULA – Os(As) discentes que estiverem deferidos(as) para a renovação deverão realizar a matrícula e habilitação no site da FADESP nos dias 08 e 09/08/2024, escolhendo a opção Bolsista PROLÍNGUAS no momento da matrícula para a liberação da bolsa. É necessário acessar o SIGAEST no mesmo período e inserir a pesquisa de valor do livro didático e, caso seja necessário, atualizar os dados bancários, caso contrário, perderá o direito à vaga.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – O auxílio financeiro “Acesso às Línguas Estrangeiras” será pago em uma única parcela de até R$ 200,00 (duzentos reais), conforme pesquisa de valor realizada pelo(a) discente, para custear a aquisição do material didático (livro), com a obrigação de prestação de contas junto à SAEST no SIGAEST no prazo de até 30 (trinta) dias após o recebimento do recurso.

SERVIÇO:

Renovação do PROLINGUAS/2024.2