Página inicial > Últimas Notícias > SAEST/UFPA lança edital de renovação de vagas da Casa de Estudantes Universitários de Belém

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), torna público o EDITAL Nº 10/2024/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo do Programa Casas de Estudantes Universitários (PROCEUS) para concessão de renovação de vagas na Casa do Estudante Universitário da UFPA – Campus Belém. A inscrição deverá ser realizada no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil - SIGAEST, no período de 13 a 24 de junho de 2024.

O programa CEUS/UFPA objetiva assistir discentes de graduação da modalidade presencial da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com vistas a assegurar moradia estudantil, durante o tempo regular até a integralização do curso. Proporciona também acolhimento e condições habitacionais adequadas à permanência e desenvolvimento acadêmico satisfatório, com a inserção social do (a) discente ao pleno exercício de cidadania.

VAGAS DISPONÍVEIS - Serão concedidas 54 (cinquenta e quatro) vagas para fins de renovação neste processo seletivo, com vigência de doze (12) meses, podendo ser renovada por meio de inscrição. Casos excepcionais serão avaliados pela equipe técnica da SAEST durante a seleção e não será permitido ao (à) discente assistido (a) com renovação da vaga na CEU/BELÉM o acúmulo da vaga com qualquer auxílio de modalidade moradia regido por Edital ou Instrução Normativa da SAEST.

QUEM TEM DIREITO - Podem participar do processo seletivo para as vagas na CEU/BELÉM estudantes regulamente matriculados (as) e frequentes em curso de graduação presencial na UFPA, modalidade extensiva (regular) no campus de Belém da UFPA, com prioridade para quem esteja cursando a primeira graduação, e que tenha sido selecionado pelo Edital nº 02/2023/SAEST/UFPA – retificado de 31 de março de 2023. É necessário estar inscrito (a) e com registro considerado apto no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST). Caso esse (a) candidato (a) não solicite a renovação da vaga conforme prevê o presente edital, terá o vínculo encerrado em 30 de junho de 2024 e deverá desocupar a CEU/BELÉM até essa data.

CONDIÇÕES DE RENOVAÇÃO – Entre os critérios para a renovação das vagas, é necessário que o (a) discente possua renda per capita de até um e meio (1,5) salário mínimo vigente; tenha endereço de origem em município distinto dos municípios que constituem a Região Metropolitana de Belém - RMB (Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, incluindo distritos e ilhas de Belém); não possua casa própria localizada na Região Metropolitana de Belém; não ter pai/mãe/responsável/cônjuge residente e/ou proprietário de imóvel (is) na Região Metropolitana de Belém; e tenha participação e frequência em, pelo menos, 50% nas ações e atividades de orientação, integração e/ou cultural promovidas pela SAEST durante o período de vigência da vaga.

PASSO A PASSO – Para realizar a inscrição, deve-se acessar o SIGAEST com CPF e senha cadastrada, Clicar em “inscrições abertas”; clicar em “INSCRIÇÕES ABERTAS”; em seguida, selecionar a opção “INICIAR INSCRIÇÃO” na aba “PROCEUS - Vaga na CEU Belém 2024”; ler e declarar estar ciente dos Termos de Veracidade e Concordância. O cadastro do CADGEST será importado automaticamente. Posteriormente, deve-se clicar em “Justificativa” e informar/digitar a motivação de solicitação de vaga na CEU – Belém. Por fim, clicar em “concluir e enviar para análise”, quando, desta forma, estará efetivada a inscrição no processo seletivo.

ENVIO DE RECURSO – Caso haja indeferimento da inscrição, o (a) discente deverá enviar recurso em até quarenta e oito (48) horas após a divulgação do Resultado Preliminar, exclusivamente via SIGAEST.

Edital de Renovação de Vagas na Casa de Estudantes Universitários (CEU/BELÉM)

Inscrição: 13 a 24 de junho de 2024

Plataforma: SIGAEST