Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa se iniciam dia 21 de setembro.
Início do conteúdo da página

Inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa se iniciam dia 21 de setembro.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (Coacess) da Superintendência de Assistência e Acessibilidade Estudantil (Saest), estará com inscrições abertas a partir do dia 21 até o dia 25 de setembro de 2022, para a terceira turma do Curso de Aperfeiçoamento para Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa. 

O curso de capacitação é resultado da aprovação do Projeto de Extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e será desenvolvido em parceria com a Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará (Astilp). O objetivo é capacitar e certificar 40 (quarenta) novos profissionais em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa para atuarem em nível médio, em diversos contextos do mercado de trabalho. 

As vagas ofertadas serão distribuídas conforme o disposto no Edital, sendo: 10 para os associados da Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará – (Astilp); 5 (cinco) para estudantes do curso de Letras Libras - Língua Portuguesa e pessoas surdas integrantes da Faculdade de Letras Estrangeiras e Modernas (Falem/UFPA) e 25 (vinte e cinco) vagas destinadas à ampla concorrência.

Quem participa – Para participar, os interessados devem possuir certificação do ensino médio, ou ensino equivalente, ou tenham sido certificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM ou pelo Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA – Ensino Médio ou pelos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo Sistema Estadual de Ensino. Ser bilíngue em Libras e Língua Portuguesa e ter residência, obrigatória, no estado do Pará 

Como se inscrever- Os interessados devem acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest) e se inscreverem de 21 até 25 de setembro de 2022, preencher o formulário eletrônico e enviar, em formato PDF, os documentos solicitados no edital. A Coacess observa que o comprovante de residência deve ser atualizado e o documento de identificação deve conter fotografia.

O curso de extensão universitária, regido por este Edital, terá carga horária total de 280 (duzentos e oitenta) horas-aula. As aulas serão ministradas toda terça-feira no período noturno e sábado pela manhã e/ou tarde, na modalidade híbrida, no período de 6 meses.

Para mais informações, acesse o EDITAL N0 13/ 2022.

 

Serviço

Curso de Extensão Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa

Inscrição de 21 até 25 de setembro de 2022

Pelo Sigaest

Texto e arte: Assessoria Saest

 

  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 04h43
  • Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 04h43
registrado em:
Fim do conteúdo da página