Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol para estudantes da UFPA – turmas virtuais e presenciais

O projeto Pró-Línguas de 2022 chegou com uma grande novidade. Agora, além da opção de curso presencial, o estudante poderá fazer a opção pelo modelo de curso virtual, o que possibilita que alunas e alunos de todos os campi da UFPA possam se inscrever e se formar em línguas Inglesa, Francesa ou Espanhola. O processo seletivo é regido pelo EDITAL nº 05/2022/SAEST/UFPAS, com inscrição no período de 7 a 16 de julho de 2022 pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).

O PROLÍNGUAS é uma parceria entre a Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM/UFPA), por meio dos Cursos Livres (CLLE) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). O objetivo é a oferta bolsas para que estudantes em situação de vulnerabilidade possam cursar línguas estrangeiras de forma gratuita na UFPA.

Das modalidades – Para este processo seletivo estão sendo ofertadas 300 (trezentas) vagas divididas em 03 (três) modalidades de cursos. 1-  Curso Regular Básico de Inglês (90 vagas), Francês (30 vagas) e Espanhol (30 vagas), tanto para turmas presenciais, quanto virtuais, com duração de 5 (cinco) semestres. 2- Curso Instrumental de Inglês (30 vagas), somente com turmas virtuais, com a duração de 01 (um) semestre. 3- Curso de Conversação de Nível Básico em Inglês (30 vagas), somente com turmas presenciais, com duração de um semestre.

Quem participa – Podem se inscrever no Pró-Línguas 2022, estudantes da UFPA, regulamente matriculados(as), prioritariamente cursando a primeira graduação presencial, os quais estejam inscritos e aptos no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST). Não podem participar estudantes desistentes de edições anteriores do Pró-Línguas sem justificativa plausível.

Inscrição- Estudantes interessados(as) devem acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST e para realizar a inscrição no período de 07 a 16 de julho de 2022. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deve escolher a modalidade de curso pretendida.

Apoio Financeiro – Estudantes aprovados(as) para as vagas receberão um auxílio financeiro para aquisição do material didático, com a condição indispensável de realizar a prestação de contas junto à SAEST/UFPA.

Acesse edital

Inscrição: Pró-Línguas 2022