Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA publica edital para professores/as e técnicos/as inscreverem-se em Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem
Início do conteúdo da página

UFPA publica edital para professores/as e técnicos/as inscreverem-se em Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de parceria entre a Superintendência de Assistência e Acessibilidade Estudantil e a Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), divulgou o Edital nº 12/2021/SAEST/UFPA destinado a selecionar Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem, com o intuito de fortalecer a permanência e a conclusão de cursos de graduação em processos de ampliação de possibilidades e de construção de saberes e formas de aprendizagem. No total, serão disponibilizadas até 60 (sessenta) bolsas no âmbito de todo o certame.

O Projeto de Acompanhamento da Aprendizagem terá um auxílio financeiro, pago em uma única parcela de R$ 2.000,00 (dois mil reais) anual, para custear a aquisição de recursos materiais (custeio) necessários à execução, devidamente comprovados, com prestação de contas na Saest/UFPA, após 60 dias de recebimento. Será também disponibilizada, por meio da Saest/UFPA, a concessão de auxílios de atividade acadêmica para bolsistas/monitores (as), no valor de R$500,00 (quinhentos reais), para realização das práticas de ensino-aprendizagem, de acordo com o quantitativo de discentes atendidos, informadas por meio de relatório semestral enviado pelo (a) coordenador (a) do projeto. 

Quem participa – Estão aptos a participar da seleção dos projetos professores (as) e técnico-administrativos (as) dos Institutos e/ou das Unidades da UFPA, com aprovação em suas subunidadesOs(As) interessados(as) devem realizar inscrição no Sistema Geral de Assistência Estudantil (Sigaest), no período de 15 a 31/1/2022, no horário das 9h às 17h.

Os projetos submetidos devem incentivar a diversidade étnico-racial, o gênero, orientação sexual e a diversidade cultural dos (as) discentes de graduação, contribuir com a inclusão de grupos sociais, prioritariamente em vulnerabilidade social, por meio de processos de inovação e qualificação educacional, além de ampliar as oportunidades educacionais, com a facilitação do acesso a saberes fundamentais ao processo de formação profissional. É importante também que os projetos desenvolvam ações didático-pedagógicas integradoras e interdisciplinares que propiciem o êxito e a permanência dos estudantes em seus processos formativos e implantem ações de redução da retenção e evasão acadêmica, prioritariamente de discentes em vulnerabilidade socioeconômica da UFPA. 

Para participar da seleção, as submissões devem, ainda, estar em conformidade com os termos da Instrução Normativa - 11/Saest/UFPA, de 10 de agosto de 2020 - Programa Bolsa de Atividade Acadêmica - PROBOLSA. 

Seleção - A avaliação e a seleção do projeto serão realizadas por meio de Comissão Avaliadora constituída pela Equipe técnica multidisciplinar da CIE/Saest/UFPA e pelos(as) professores (as) colaboradores (as), em parceria com a Diquale-PROEG, os quais farão as análises técnicas dos projetos submetidos, considerando o Objeto do Projeto e o atendimento dos critérios de participação. Os (As) membros(as) da Comissão Avaliadora são investidos (as) de autonomia quanto às suas análises, havendo deliberação coletiva quanto ao projeto avaliado.

Poderão ser financiados até 15 projetos, de acordo com a classificação, e, até um terço dos projetos, será destinado para os campi de fora da capital. Em caso de não haver projetos contemplados, os recursos serão disponibilizados em demanda geral, obedecendo ao art. 10 do edital.

Serviço:

Edital Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem

Inscrição: 15 a 31/1/2022

Acesse Edital

Informações: saestcie@ufpa.br

Texto e arte: Divulgação Saest/UFPA

  • Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h31
  • Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h31
registrado em:
Fim do conteúdo da página