Página inicial > Últimas Notícias > UFPA abre nova inscrição para solicitação de chip para uso no Ensino Remoto Emergencial

A Universidade Federal do Pará, (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA) está com novas inscrições abertas, no período de 02 a 11 de março de 2021, para a solicitação de chips referentes ao Auxílio Emergencial de Inclusão Digital para uso Ensino Remoto Emergencial. Acesse Instrução Normativa que rege o processo.

O Auxílio Inclusão Digital, na modalidade de chip, é constituído pelo fornecimento de pacotes de dados móveis de 20 Gbytes, renováveis mensalmente, do Serviço Móvel Pessoal nos termos do Programa Aluno Conectado do Ministério da Educação (MEC) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Quem participa - O Auxílio é destinado a discentes da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica de cursos presenciais de Graduação, Pós-Graduação, Ensino Básico e Técnico da UFPA, regularmente matriculados (as) em curso que esteja promovendo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e, prioritariamente, tenham renda familiar bruta de até 1,5 (um salário mínimo e meio) per capita.

Inscrição-  Para solicitar o chip, o (a) discente deverá acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil SIGAEST. Estudantes já cadastrados (as) no SIGAEST devem acessar o sistema com números de matrícula e CPF, clicar em “ IN- Inclusão Digital – chip 2021” e inscrever-se na Modalidade de chip. Posteriormente, devem atualizar os dados cadastrais no questionário socioeconômico, com especial atenção ao e-mail e ao número de telefone celular no qual deverá ser instalado o pacote de dados móveis.

Os (as) discentes ainda não cadastrado (as) no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil, deverão acessar o sistema SIGAEST  e clicar em “Ainda não possui cadastro, clique aqui” e preencher todos os dados. Ao acessar o sistema, deve clicar em IN – Inclusão Digital – CHIP 2021 e inscrever-se na Modalidade de chip. Posteriormente, deve-se preencher, de forma completa, o questionário socioeconômico.

No ato da inscrição, o (a) discente deve preencher o Formulário do Ministério da Educação (MEC) disponível no SIGAEST com o número do CEP do município/localidade onde acessará a internet e chip para a realização das atividades curriculares remotas e informar o campus no qual deseja receber o chip.

Nesta inscrição, não haverá obrigatoriedade de apresentação de documentos, no entanto, o perfil socioeconômico do (a) candidato (a) será analisado a partir das informações autodeclaradas no questionário socioeconômico.

Acesse Instrução Normativa

Inscrição para Auxílio Emergencial de Apoio à Inclusão Digital – Modalidade chip

Período: 02 a 11 de março de 2021

Informações: saestcie@ufpa.br