Página inicial > Últimas Notícias > Edital - Casa dos Estudantes Universitários - CEUS

Edital - Casa dos Estudantes Universitários - CEUS

• Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 10 de Janeiro de 2014, 00h00

Casa dos Estudantes Universitários - CEUS - Edital 02/2014

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) torna público o Edital 02/2014 referente ao processo seletivo para preenchimento de vagas em Casa de Estudantes Universitários/CEUS-UFPA dos Campi de Altamira, Belém, Breves, Castanhal e Tucuruí.

O presente edital objetiva selecionar estudantes de Cursos de Graduação da UFPA, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que se encontrem sem condições de arcar com o custo de moradia fora de seu local de origem, para ocupar vagas de residentes nas CEUS/UFPA.

Serão disponibilizadas 140 vagas, assim distribuídas: 60 vagas para o campus de Altamira, 22 vagas para o campus de Belém, sendo estas exclusivamente para o sexo feminino, 16 vagas para o campus de Breves, 12 vagas para o campus de Castanhal e 30 vagas para o campus de Tucuruí.

A DAIE/PROEX alerta aos candidatos que desejam participar deste processo seletivo, que houveram mudanças no fluxo de procedimentos para obtenção das vagas nas CEUS/UFPA, com o objetivo de facilitar cada vez mais o acesso dos (as) estudantes aos serviços custeados pela política de Assistência Estudantil. Neste sentido, para candidatar-se os interessados deverão:

1. Na INSCRIÇÃO on line no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), deverão cumprir os seguintes passos: cadastrar-se e preencher o Questionário Socioeconômico on line, que se encontrará disponível para as inscrições no site da PROEX, www.proex.ufpa.br/sigaest, a partir das 08h00min do dia 13 de janeiro de 2014 até as 23h59min do dia 31 de janeiro de 2014.

2. Em seguida, conforme cronograma estabelecido no Edital, aguardar a divulgação da lista de HOMOLOGAÇÃO da inscrição realizada no SIGAEST;

3. Na sequência, a Equipe Técnica da DAIE/PROEX, responsável pela triagem e seleção dos (as) candidatos (as), realizará, caso sejam necessárias, VISITAS DOMICILIARES, para verificar e comprovar in loco a autenticidade das informações constantes no Questionário Socioeconômico disponibilizadas no SIGAEST pelo candidato.

4. Serão realizadas ainda, ENTREVISTAS, tendo em vista a necessidade de mais esclarecimento sobre situões específicas identificadas pela Equipe Técnica da DAIE/PROEX. A chamada para essa etapa será realizada via SIGAEST.

5. Após essas etapas, será emitido o RESULTADO PRELIMINAR, fase esta que, se o (a) candidato (a) não concordar com o resultado atribuído, poderá recorrer, encaminhando, via requerimento pelo SIGAEST, justificativa contestando o resultado obtido.

6. Posteriormente, será emitido o RESULTADO FINAL em lista com nome dos estudantes deferidos e indeferidos, por campus, via SIGAEST. Sobre este resultado não caberá mais recursos.

7. Os estudantes DEFERIDOS no processo seletivo serão convocados para HABILITAÇÃO, momento em que deverão apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos, conforme solicitado no Edital. Nessa etapa da HABILITAÇÃO, serão comparadas as informações disponibilizadas no SIGAEST, Visitas Domiciliares (se ocorreram) e Entrevistas com as informações declaradas nos documentos, no intuito de comprovar a autenticidade e fidedignidade das informações. Se as informações forem compatíveis, o (a) discente assinará o Termo de Compromisso. Caso a Equipe Técnica encontre incompatibilidades entre essas informações, O (A) ESTUDANTE SELECIONADO (A) PERDERÁ O DIREITO A VAGA NA CEUS/UFPA.

OBS: O (a) discente que atualmente reside como hóspede nas CEUS/UFPA deve obrigatoriamente se inscrever no processo seletivo como candidato novo.

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL.

Quaisquer outras informações, contatar com a Equipe Técnica pelo telefone (91) 3201-7268.

A Direção da DAIE/PROEX