III Prêmio Proex/UFPA de Literatura tem cerimônia de premiação nesta quinta-feira (05)
Nesta quinta-feira, 05, às 18:00, no estacionamento do Espaço Recreativo do Vadião, durante a última Quinta Cultural do ano de 2013, ocorrerá a cerimônia de premiação do III Prêmio Proex/UFPA de Literatura. O intuito do Prêmio é revelar novos talentos e promover a literatura dentro da UFPA, valorizando assim as diversas habilidades da comunidade.
A obra, de título “Antologia de Poesias, Crônicas e Contos”, chega a sua 3a edição, demonstrando grande heterogeneidade, não enfatizando um único eixo temático, mas coligando as diversas maneiras de escrever dos docentes, discentes e técnicos-administrativos em um conjunto unitário.
Contemplados: Para Daniel Prestes, um dos contemplados na categoria Crônicas, “o Prêmio Proex de Literatura é uma iniciativa muito importante, não só para a Universidade, mas para o Estado como um todo, tendo em vista que qualquer pessoa vinculada a Instituição pode se inscrever.” O contemplado ressalta ainda, a importância do Prêmio como incentivo à produção literária por meio de concursos, suprindo a grande carência de políticas voltadas para esse sentido. “Ou seja, ela permite, não só aos que escrevem, mas tanto aos que não trilham esse caminho ou apenas começaram a publicar seus textos, perceber a sua qualidade. Isso é muito importante, porque a maioria dos concursos são para obras completas, o que inviabiliza a participação de muitas pessoas que escrevem, mas que não têm ainda um material para compor uma coletânea de contos, poemas, crônicas.”
Sobre a Obra: Das perfeitas métricas ao texto poético linear, das rimas intercaladas à poesia sem musicalidade, todas possuem a mesma propriedade: a inovação. É de suma importância sublinhar que parte dos textos da obra é escrita por estudantes de áreas distintas, algumas antônimas à área de linguagens ou expressão. Ainda assim, ao apreciarmos a leitura nos deparamos com o talento e habilidade presentes em cada produção textual contemplada. Com textos acessíveis, retratando a realidade cotidiana de forma exótica e exêntrica, a obra é recheada de narrativas reais, repletas de descrições e conclusões sensíveis.
Conhecer a particularidade de cada escritor, entender a grande capacidade de alunos que, em manhãs chuvosas na universidade, podem sentar-se próximo a janela e, inspirados pela bela paisagem que a Universaidade nos oferece, deixam-se levar pela imaginação, alinhando suas mãos e seus pensamentos mais particulares, construindo assim, textos espontâneos e inovadores; ou ainda, poder sentir a liberdade presente nos técnicos-administrativos ao recordar antigos e nostalgicos momentos de vida acadêmica.
“A presença e participação tanto da comunidade acadêmica de professores, alunos e técnicos cresce a cada publicação. Os trabalhos diversos nos apresentam temas que nos fazem pensar nas práticas culturais distintas de nossa sociedade trazendo reflexões sobre temas variados e característicos de nossa região”, avalia o professor e diretor de Apoio à Cultura (Dac) da Proex, Leonardo Coelho de Souza.
Premeação: Ao todo, 60 trabalhos, sendo 20 contos, 20 poesias e 20 crônicas, foram selecionados para compor a Antologia de Poesias, Crônicas e Contos, resultado do III Prêmio Proex de Literatura. O livro teve a tiragem de mil exemplares e terá distribuição gratuita. “Todos trabalhos inéditos com importantes características de estilo, conteúdo e forma”, afirma o professor Leonardo Coelho de Souza. Cada premiado (1º lugar de cada categoria) receberá 1.000 reais e o troféu Inglês de Souza, uma homenagem ao escritor paraense de mesmo nome.
Avaliação: Todo o processo de avaliação fica a cargo de uma banca examinadora composta por especialistas designados pela Pró-reitoria de Extensão da UFPA. A comissão organizadora recebeu diversas obras dos vários Campi da UFPA, sendo Josiclei de Souza Santos, do campos de Marabá, premiado com o 1º lugar da categoria poesia.
Serviço
Cerimônia de premiação do III Prêmio Proex/UFPA de Literatura
Data: 05 de dezembro.
Local: Espaço Recreativo do Vadião- UFPA
Hora: A partir das 18h
A entrada para a cerimônia de premiação é gratuita e aberta ao público.
Texto: Mônica Campos - DAC
Foto: Laís Teixeira
Redes Sociais