Página inicial > Últimas Notícias > 6º CBEU é anunciado durante encerramento da 16º Jornada de Extensão

6º CBEU é anunciado durante encerramento da 16º Jornada de Extensão

• Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 00h00

Durante a cerimônia de encerramento da 16ª Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quinta-feira, 28, o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, anunciou que a UFPA será sede do 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (6º CBEU), que acontecerá, pela primeira vez na Amazônia, de 19 e 22 de maio de 2014. O evento terá como tema “Diálogos da Extensão: Saberes Tradicionais e Inovação Científica”. Inscrições de participantes e trabalhos já podem ser feitas pelo site do evento.

A expectativa é que cerca de quatro mil trabalhos sejam inscritos para o 6º CBEU, tornando o evento um espaço para discutir, socializar experiências e definir estratégias para o futuro da Extensão Universitária no Brasil. O congresso é organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA, em parceria com dez Instituições de Ensino Superior da região: Universidade Estadual do Pará (UEPA); Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Universidade da Amazônia (UNAMA); Instituto Federal do Pará (IFPA); Centro Universitário do Pará (CESUPA); Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ); Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA); Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA); Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Estácio do Pará (FAP - Estácio).

“Já mobilizamos equipes pela UFPA, como o laboratório da Faculdade de Turismo e a Oficina de Criação, da Faculdade de Comunicação, bem como uma parcela da Pró-Reitoria de Extensão já dedicada a preparar o congresso”, afirma o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur. Ainda segundo ele, a organização do evento está buscando patrocínios de empresas privadas e públicas, já que, por conta da quantidade de pessoas esperadas para o evento, deve ocorrer um grande impacto na economia da cidade.

Lançamentos – Também, durante o encerramento da jornada, foi anunciado o lançamento da Revista semestral Universo e Extensão, criada para divulgar a produção acadêmico-científica na área da Extensão, estimulando o debate e a reflexão sobre os rumos da extensão universitária.

Foram lançados, ainda, os livros produzidos pelos projetos de extensão da UFPA: A representação espacial e a linguagem cartografia, de Christian Nunes da Silva; Sociedade espaço e políticas territoriais na Amazônia Paraense, de vários autores; Percurso Geográficos: Pesquisa e extensão no distrito de Outeiro, Belém-Pará (2008-2011), de vários autores; Ideias de Educação e Filosofia: Pesquisa, Ética e Formação, de Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Israel Gutemberg e João Batista Santiago; Brincadeiras e Brinquedos Cantados, de Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra e Wanderleia Azevedo Medeiros; Entre Educação e Filosofia: Conhecimento, Linguagem e Pensamento, organizado por Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Israel Gutemberg e João Batista Santiago; e Violência no Campo, dos autores Edson Marcos Leal Soares Ramos e Adrilayne dos Reis Araújo.

Balanço - A 16ª edição da Jornada de Extensão da UFPA registrou a inscrição de mais de 100 alunos nas oficinas e nos minicursos ofertados. Além disso, mais de 300 trabalhos resultantes dos projetos de extensão foram apresentados por meio de Comunicação Oral ou Pôster. “Nós tivemos 305 trabalhos inscritos, com os seus resumos aprovados, o que, para nós, é muito significativo”, avalia o pró-reitor.“É muito importante, cada vez mais, nos tornarmos mais exigentes uns com os outros, para tornar mais precisa a intervenção de extensão que é feita na Universidade Federal do Pará”, completa.

Tema para 2014 – A 17ª Jornada de Extensão da UFPA já tem um tema. Entre cinco opções apresentadas, “Direitos Humanos e Tecnologia” foi o escolhido, com 1.320 votos de um número total de 2.516 votações na enquete online, que ficou disponível à comunidade desde o dia 2 de novembro. As atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão realizadas na UFPA, em 2014, seguirão essa temática.(saiba mais aqui).

Serviço
Mais informações sobre o 6º CBEU pela página eletrônica do evento , pelo telefone (91) 3201-7127 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação