Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cemufpa mostra produção acadêmica e popular
Início do conteúdo da página

Cemufpa mostra produção acadêmica e popular

  • Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2012, 00h00

Congresso tem programação musical variada, incluindo grupos formados dentro da universidade e atrações populares

Texto: Elielton Amador
Foto: Vitor Escócio (Alibi de Orfeu)
Publicado Originalmente no Site Pará Música

 

O III Congresso Estudantil de Música da Universidade Federal do Pará (Cemufpa) será um espaço de debate sobre a educação musical, mas também terá uma vasta programação cultural com grandes nomes da música paraense, do rock à música de câmara. Durante os três dias do Congresso, que acontece no Campus Guamá, as oficinas e mesas serão intercaladas com concertos dos mais variados, que vão também mostrar um pouco da produção dos alunos dos cursos acadêmicos paraenses.

Na programação, grupos formados por alunos e egressos do cursos da UFPA e da UEPA dividem espaço com nomes como Álibi de Orfeu, Zarabana Jazz e Dayse Addário. “É uma programação pensada para mostrar o trabalho dos alunos egressos dos vários cursos de música do estado e também para ter um recorte da produção paraense contemporânea”, explica Sandro Santarém, coordenador de produção do Cemufpa.

Um dos destaques da chamada prata da casa, é o quarteto Enchendo o Sax, liderado pelo professor Marcos Puff, respeitado instrumentista e integrante do corpo docente da Escola de Música da UFPA. “Nosso grupo foi formado dentro da Escola mas hoje tem um reconhecimento bem grande fora do Estado”, conta Marcos.

Com 22 músicos no palco, a Graduation Band, liderada pelo graduando Miguel Neto, vai mostrar um repertório que inclui músicas de Michel Jackson, James Brown, Pixinguinha e Dizzy Gillespie em formato tradicional das big bands. Formado durante o primeiro ano do Cemufpa, o grupo vem crescendo e se apresentando fora da programação da UFPA. “Tem sido uma grande oportunidade de mostrar o trabalho e sempre aparece outras oportunidades fora da universidade”, explica Miguel Neto, que tem apenas 20 anos.

De fora da UFPA, o grupo Álibi de Orfeu faz seu primeiro show com a nova vocalista Norah Valente, que substituiu a cantora lírica Gabriela Florenzano. Norah tem apenas 17 anos e vem de uma banda hard rock chamada Myttus, premiada duas vezes no CCAA Fest. “Estou muito a vontade nesta nova formação do Álibi de Orfeu e ansiosa pela minha estreia na banda. Ótimo que seja na programação de um evento tão legal”, conta ela.

Outra atração de peso no Congresso é a cantora Dayse Addario, que mostra seu repertório acompanhada da Zarabatana Jazz, liderado por seu marido Ziza Padilha, que também apresentará o repertório instrumental do grupo. O Zarabatana Jazz acabou de lançar um DVD ao vivo patrocinado pelo projeto Conexão Vivo, através da Lei Semear, do Governo do Estado. “É muito bom tocar na universidade pois é um espaço que certamente vai valorizar a música instrumental. Os eventos normalmente são festivos demais e dão pouco espaço para nosso estilo”, afirma Ziza.

Confira abaixo toda a programação musical do III Cemufpa. Para consultar a programação de mesas e debates, acesse o blog oficial do Congresso: www.cemufpa.wordpress.com

Assista ao final do texto o vídeo inédito da banda Álibi de Orfeu com sua nova vocalista.

 

 

Programação Musical do III Cemufpa

Estrela do Norte
Fundado em 2002 o grupo belenense de percussão e carimbo mostra o repertório de seu primeiro CD, “Resultado da Mistura”, ainda em fase de pré-produção. O grupo funde ritmos tradicionais paraenses para produzir música que preserve a identidade cultural amazônica.
Quando: quarta-feira, 23, ao meio dia
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Enchendo o Sax
Quarteto de saxofones da Escola de Música da UFPA, formado pelos professores Marcos Cardoso (Puff) e Thiago Levy juntamente com Rafael Oliva e Lenildo Araújo. O repertório inclui música clássica, jazz contemporâneo, música brasileira e regional.
Quando: quinta-feira, 24, ao meio dia
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Madrigal da UEPA
Formado há mais de 10 anos, o Madrigal da Universidade do Estado do Pará (UEPA) conta com 24 cantores e um pianista. Em seu repertório está contida a música clássica barroca e renascentista.
Quando: quarta-feira, 23, às 18h
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Bem chorado
Grupo formado por alunos do curso de música da UFPA, o grupo surgiu com a intenção agregar novos valores à linguagem tradicional do chorinho brasileiro. O repertório é formado por composições de Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Luiz Pardal e outros.
Quando: quinta-feira, 24, às 18h
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Latin Jazz
Formada por alunos de bacharelado ou de licenciatura em música na UEPA, UFPA e Conservatório Carlos Gomes, tem na formação contrabaixo, sax, piano, trompete e bateria. No repertório, clássicos do samba, do jazz e da música latina instrumental.
Quando: Quarta-feira, 23 às 19h
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Graduation Band
Big band formada em março de 2010 por alunos do curso de Música da UFPA. O grupo objetiva desenvolver, através de um eclético repertório brasileiro e jazzístico, a percepção e o aprendizado didático da platéia. Conta com 22 músicos, entre sopros e base rítmica e os arranjos são estilizados ao formato de big band tradicional.
Quando: quarta-feira, 23, às 19h30
Onde: Estacionamento do campus profissional

Leonardo Coelho de Souza
Pianista que toca desde os 6 anos de idade, Leonardo já estudou nos EUA, gravou CDs com big bands, dirigiu a Orquestra do Theatro da Paz e, atualmente, divulga seu primeiro CD autoral, Joá, gravado com Ney Conceição (contrabaixo) e Lúcio Vieira (bateria).
Quando: Quinta-feira, 24 às 19h
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Dayse Addário
Com mais de 20 anos de carreira, Dayse é uma das mais importantes cantoras paraenses. Com personalidade, ela transita entre a clássica música popular brasileira, pelo fado, pela música italiana ou pelo blues e pelo jazz, experiência que lhe rendeu ao lado da Zarabatana Jazz, o título de diva do jazz da Amazônia.
Quando: Quinta-feira, 24 às 19h30
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Zarabatana Jazz
Tendo a frente o violonista e guitarrista Ziza Padilha, o Zarabatana tem mais de 14 anos de estrada consolidando uma linguagem jazzística própria da região. O grupo já lançou um CD e um DVD e prepara mais um disco para este ano. Também acompanha grandes cantores e cantoras paraenses.
Quando: Quinta-feira, 24 às 20h
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Grovedelic
Grupo formado este ano por alunos do curso de licenciatura em música da UFPA, contra com a participação do DJ Proefx, do Projeto Charmoso. O grupo toca versões eletrônicas de clássicos da MPB mas já se preparara para criar um repertório autoral.
Quando: Sexta-feira, 25 às 19h
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Alvará de Licença
Grupo formado parcialmente por alunos de música da UFPA, propõe versões de clássicos bregas com uma roupagem rock and roll. No repertório músicas de Wanderley Andrade, Nelsinho Rodrigues e banda Sayonara, entre outros.
Quando: Sexta-feira, 25 às 19h30
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

Álibi de Orfeu
Grupo de hard rock que existe desde o final da década de 1980 estreia nova formação com a cantora Norah Valente assumindo o front. No repertório o rock autoral do ultimo disco “Só Veneno” e inéditas do novo projeto de uma opera rock.
Quando: Sexta-feira, 25 às 20h
Onde: Estacionamento do Campus Profissional

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página