Página inicial > Últimas Notícias > Projeto leva escolas públicas para vivência acadêmica em artes na UFPA

Projeto leva escolas públicas para vivência acadêmica em artes na UFPA

• Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2012, 00h00

Trazer alunos de escola pública para o universo da arte e do conhecimento científico foi o objetivo do projeto “Atelier de portas abertas para o ensino das artes visuais”, contemplado pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura da UFPA 2011. Durante diversas visitas ao Campus, crianças e jovens da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Celso Malcher, podem acompanhar de perto a produção científica produzida pela universidade na prática.

Segundo o coordenador do projeto, o discente de artes visuais Edi Carlos Costa Santos, as ações propostas estabelecem uma troca de conhecimentos entre escola e universidade, dentro de um contexto que coloca em evidencia o desafio de aproximar a vivencia dos estágios para a realidade das escolas públicas. “As ações trazem o desafio de aproximar experiências dos estágios para a realidade das escolas públicas, que não está apropriadamente estruturada com uma infra-estrurura necessária, para uma metodologia de experimentação e vivência em Artes aplicadas, e durante as visitas eles terão este suporte”, explica.

A vice-coordenadora, a discente de artes visuais Samantha Silva, esclarece que mais do que ensinar, eles querem mudar a realidade dos alunos. “Também proporcionamos a interação social e valorização por meio das Artes, indo além de uma aula prática. Aplicamos ferramentas e metodologias que não precisam de suporte tecnológico. Contextualizamos e teorizamos, para mudar a relação desses alunos com a Arte”.

A professora de Artes da escola Celso Malcher, Ana Claudia Silva dos Santos, que já conhecia o trabalho desenvolvido pela dupla, se “candidatou” para recebê-los. Localizada no bairro da Terra Firme, próximo à UFRA, UEPA e UFPA, apresentava o perfil ideal. “Eu quero que os alunos percebam que essa realidade acadêmica não está tão distante assim deles, nem de bairro, nem de sonho”, justifica. Desde março, semanalmente ela se reúne com os dois para expor as demandas e, juntos, proporem atividades.

O resultado está sendo uma proliferação entre os estudantes, cada um vai passando sua experiência aos outros e todos cobram participar. No total, quase 400 deles serão contemplados pelas ações. “A receptividade com os dois está ótima porque eles são bem jovens. Visitar estes espaços é um choque cultural de uma realidade distante da deles, mas que eles também podem participar”, afirma a professora.

Desde o dia 17 de Maio, alunos já visitaram o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e os laboratórios de Ciências Naturais NASTRO (Núcleo de Astônomia da UFPA), além disso, terão outras atividades em outros espaços das faculdades de Biologia, Geologia e Astronomia; onde ocorrem palestras apresentadas por professores da faculdade de Artes Visuais. “Em cada um dos laboratórios eles tiveram uma interação interdisciplinar, com as Artes sendo contextualizada no espaço. Antes das visitas, eles tiveram palestras sobre o papel da universidade e sobre o poder de transformação social e individual proporcionada por ela e pelas Artes Visuais”, explica Edi Santos.

Confira a programação completa

Para conhecer o projeto visite o blog http://atelierdeportasabertas.blogspot.com.br/

Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Imprensa da DAC/PROEX