ORIENTAÇÕES SOBRE CADASTRO DE NOVOS DISCENTES NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará, COMUNICA aos discentes que fizeram inscrição no Programa Bolsa Permanência do MEC no ano de 2018 (a partir de 18/06/2018), que recebeu no dia 17/08/2018, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), documento com orientações acerca dos cadastros de discentes no SISBP.
O documento circular enviado pela SESU/MEC, retifica a informação divulgada no Documento Circular do dia 06/08/2018, sobre a alteração dos arquivos anexados no SISBP. Anteriormente o discente só precisava anexar no SISBP 02 (dois) documentos: Termo de compromisso e Declaração de pertencimento étnico contendo três assinaturas de lideranças reconhecidas em sua comunidade. Desde o dia 26/07/2018, devem ser anexados no SISBP 04 (quatro) documentos:
1. Autodeclaração do candidato;
2. Declaração de pertencimento étnico assinada por três lideranças;
3.Termo de Compromisso;
4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena ou Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.
Com relação ao item 4 no que se refere aos estudantes INDÍGENAS orientamos que na Declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) deve constar a informação de que o estudante indígena reside em comunidade indígena/aldeia. ALTERNATIVAMENTE a Declaração emitida pela FUNAI, poderá ser enviada DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESIDÊNCIA assinada por três lideranças, onde deverá constar a informação expressa que o estudante reside em comunidade indígena/aldeia.
Com relação ao item 4 no que se refere aos estudantes QUILOMBOLAS, o discente deverá solicitar a Fundação Cultural Palmares Declaração que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo. ALTERNATIVAMENTE a Declaração emitida pela Fundação Palmares, poderá ser enviada DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESIDÊNCIA assinada por três lideranças, onde deverá constar a informação expressa que o estudante reside em comunidade quilombola.
Caso o discente faça opção em solicitar o documento a Fundação Palmares, os procedimentos para solicitação são os seguintes:
O discente deverá encaminhar um e-mail para ademilton.ferreira@palmares.gov.br solicitando a Declaração que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo. Junto ao e-mail deverá ser anexado os seguintes documentos:
1- Certidão de Auto-reconhecimento da comunidade emitida pela Fundação Cultural Palmares;
2- Autodeclaração do aluno quilombola;
3- Declaração de pertencimento étnico informando que o aluno é quilombola, pertencente e residente em sua comunidade, assinada por 3 (três) lideranças ligadas a associação da comunidade.
4- Cópia do RG e CPF do estudante.
Além disso, o discente deverá responder o questionário da Fundação Cultural Palmares disponível no link: https://goo.gl/forms/urrRoTSF3SlqKAL43
OBS1: A SAEST alerta para que todos os discentes (indígenas e quilombolas) inscritos no PBP/MEC a partir do dia 18 de junho/2018 acompanhem suas inscrições no SISBP e SIGAEST, pois poderá haver mudança de status de análise (ex: inscrição DEFERIDA para PENDÊNCIA) mediante as novas exigências documentais do programa.
OBS2: Os discentes que ainda não possuem inscrição no SISBP deverão observar as novas exigências documentais e proceder de acordo com as orientações descritas acima.
Para atender ao prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), a SAEST organizou um calendário para análises das inscrições:
DATA |
PROCEDIMENTO |
31/08/2018 |
Encerramento das inscrições no SISBP e fechamento do SIGAEST. |
06/07/2018 |
Resultado das análises e reabertura do SIGAEST para inscrições e envio de documentos pendentes. |
17/09/2018 |
Fechamento do SIGAEST. |
28/09/2018 |
Resultado Final do processo de análises. |
Serviço
Programa Bolsa Permanência (PBP) do MEC
Público alvo: graduandos indígenas e quilombolas da UFPA
Inscrições: 18 de junho a 31 de agosto de 2018.
Fone: 32017346
Redes Sociais