Página inicial > Últimas Notícias > Restaurante do campus Básico passa a oferecer atendimento self service

Restaurante do campus Básico passa a oferecer atendimento self service

O Restaurante Universitário do Campus Básico da UFPA, em Belém, está com nova modalidade para servir as refeições. A partir de agora, em uma bancada em formato de ilha, ficarão disponíveis para self service o arroz e o feijão. Já o acompanhamento e a proteína permanecem sendo servidos nas bandejas pelos funcionários do RU. O objetivo da mudança é reduzir o tempo de espera dos usuários na fila e evitar o desperdício de alimentos.

O novo serviço foi iniciado nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, com pouca movimentação, em virtude do período de recesso na Universidade. Mas a expectativa é de que, na volta às aulas, a nova modalidade de atendimento possa dinamizar o fluxo de usuários e otimizar a vida acadêmica do aluno.

Segundo o superintendente da Assistência Estudantil (SAEst), professor José Maia Bezerra Neto, muitas universidades federais brasileiras já adotam o serviço de self service em seus restaurantes, e o resultado tem sido a redução no tempo de espera do aluno. “Esta era uma preocupação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, de diminuir a fila de espera dos estudantes no RU, e nesse sentido, além de outros movimentos que temos feito, nós passamos a adotar, por recomendação do próprio reitor, o serviço de self service de arroz e feijão”, disse.

As adaptações no RU do Campus Básico foram realizadas durante o recesso da UFPA. Além da implantação do novo serviço, o restaurante também passou por mudanças na organização do fluxo de movimentação dos usuários. “Para que esse fluxo de pessoas no self service não cruzasse com o da entrega das bandejas, nós criamos um novo corredor e uma nova saída do refeitório para os usuários”, explica a diretora do RU, Mary Barros.

A nova modalidade de atendimento ao usuário do RU também prevê a diminuição no desperdício de alimentos. De acordo com Mary Barros, a ideia é que as pessoas coloquem na bandeja apenas a quantidade que irão consumir. Para verificar esse processo de descarte, a equipe de nutrição do Restaurante realizará a pesagem da sobra de alimentos.

O estudante de Psicologia da UFPA Igor Guimarães disse que gostou do novo sistema de atendimento do RU para os estudantes e aposta na redução do desperdício. “Eu acredito que, dessa forma, o aluno vai poder dosar a quantidade que ele vai querer de arroz e feijão, evitando o desperdício. Acho que é uma boa iniciativa, mas vale a consciência de cada um de colocar na bandeja apenas o que vai consumir.”

O sistema de Self Service no RU do Campos Básico funcionará apenas no horário do almoço, em virtude da demanda de alunos ser maior. No RU do Campus Profissional, permanecerá a mesma modalidade de atendimento, com as refeições sendo servidas pelos funcionários do Restaurante.

O superintendente da SAEst, José Maia Neto, explica que as mudanças também ocorreram no sistema de atendimento do RU do Profissional, mas de forma diferente. Lá, para reduzir o tempo de espera na fila, havia a necessidade de ampliação do espaço físico e de aquisição de novas mesas e cadeiras para o refeitório. “No RU do Profissional, o problema do tempo de espera na fila era em função da falta de lugar, ou seja, o aluno, muitas vezes, tinha que aguardar o colega desocupar a mesa para poder sentar e almoçar. Nesse sentido, nós aumentamos a capacidade do refeitório, duplicando o número de mesas e cadeiras.”

RU Informatizado - Até o final de 2018, será implantado o sistema de informatização no RU. As instalações estão sendo preparadas para receber as catracas, em que os usuários passarão a utilizar cartão digital para pagamento das refeições. O sistema visa à agilidade no atendimento e à facilidade para recarregar o cartão via internet.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes