Página inicial > Últimas Notícias > Inovação e Tecnologia serão o tema norteador da Proeg e da Proex em 2012

Inovação e Tecnologia serão o tema norteador da Proeg e da Proex em 2012

• Publicado: Terça, 22 de Mai de 2012, 00h00
  • Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2012, 00h00

Durante quase um mês, de 17 de outubro a 11 de novembro, o Portal da Universidade Federal do Pará (UFPA) consultou os seus internautas, por meio de uma enquete, a respeito de qual tema transversal deveria orientar as ações das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex) da Universidade, ao longo do ano de 2012. Com o fim da enquete e a apuração concluída, o tema vencedor foi “Inovação e Tecnologia”, o qual obteve 32,9% dos votos. Logo em seguida, figura o tema “Assistência e Comunidade”, que conquistou 32,2% das preferências.

O resultado oficial será divulgado nesta sexta-feira, 18, no encerramento da 14ª Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (Joepex - UFPA), a qual tem o tema “Meio Ambiente e Responsabilidade Social". O evento segue ao longo do corredor cultural da Nazaré/Magalhães Barata.

Tecnologia e cotidiano - Para o professor e pró-reitor de Extensão da Universidade, Fernando Arthur de Freitas Neves, discutir inovação e tecnologia é fundamental, porque, segundo ele, “a utilização de tecnologia em nossa sociedade já é significativa. A manipulação de aparelhos eletrônicos, a movimentação de conta bancária, a entrega da declaração do imposto de renda via internet, a panela de pressão, o exame de DNA, em suma, há bastante tecnologia mobilizada no cotidiano. Devemos aproveitar este instante para refletir sobre as necessidades materiais e espirituais que nos fazem constituir essas ferramentas desde o machado de pedra até o marca-passo; também acredito na importância de acelerar a transposição das tecnologias desenvolvidas na Universidade para serem efetivamente incorporadas pela sociedade, e isto implica desenvolvimento de uma cultura de inovação”, diz o pró-reitor.

Já o servidor Maxwel Dias, lotado na Assessoria de Tecnologia da Informação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), acredita que a escolha do tema é oportuna. “As ferramentas tecnológicas, em constante evolução, proporcionam economia de tempo e melhoram o desempenho de muitas atividades. Com as novidades que estão sempre surgindo, é possível criar sistemas informatizados que permitem a organização de dados e informações de uma forma otimizada, por meio da qual se pode acessar esse registro, rapidamente, sempre que possível. Então, inovação e tecnologia são um tema pertinente”, acredita Maxwel Dias.

Evilene Gonçalves, discente de Letras (habilitação em Língua Portuguesa), argumenta que “esse tema é muito importante na minha área de atuação, que é a Licenciatura. A forma de ensinar e de interagir com os alunos está sempre passando por adequações por conta das tecnologias que surgem a cada dia. Na modalidade de ensino a distância, por exemplo, essas inovações perpassam o tempo todo pelo processo de ensino-aprendizagem. Então, devemos estar atentos a isso”, diz a estudante. “A tecnologia está em todos os lugares e em todas as áreas de conhecimento. Não podemos ignorar essa realidade”, sintetiza a estudante do curso de Filosofia, Mariza Ribeiro.

Outros resultados – As demais opções de temas da consulta pública online obtiveram os seguintes resultados: o tema “Floresta e Cidade”, com 17% dos votos, posicionou-se em 3° lugar; na 4ª posição figurou “Energia e Economia”, com 9,8%;  e na última colocação apareceu o tema “Território e organização”, o qual totalizou 8,1%.

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA