Página inicial > Últimas Notícias > Proex seleciona estudantes para o Programa Permanência

Proex seleciona estudantes para o Programa Permanência

• Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2012, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2012, 00h00

Desde 2009, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (Daie), oferece um auxílio financeiro para alunos socioeconomicamente vulneráveis. Desde então, mais de 2 mil estudantes da capital e do interior já foram beneficiados com o Programa Permanência, que, em 2012, já está na fase de entrevistas com os candidatos.

Aproximadamente, 5.600 estudantes concorrem a 1.490 bolsas, divididas em 1.250 Auxílios-Permanência e 200 Auxílios-Moradia, no valor de R$ 310,00, e 40 Bolsas de Atividade Acadêmica, no valor de R$ 360,00. Estas últimas valem apenas para candidatos à renovação, aos quais serão destinados 60% das bolsas, sendo os outros 40% voltados a novos participantes.

Entrevistas – O objetivo das entrevistas é esclarecer algumas dúvidas com relação à documentação e a alguns dados fornecidos pelo aluno, na hora da inscrição. O Programa Permanência 2012 contempla estudantes dos campi de Belém e do Interior.

Há dois períodos correspondentes de entrevista: entre 7 de maio e 6 de junho, para alunos da capital, e entre 21 de maio e 15 de junho, para alunos do interior. Confira aqui o dia e o local da sua entrevista.

Grande auxílio – Segundo o diretor da Daie, professor José Maia, a maior relevância do Programa Permanência é “garantir que o aluno conquiste sua graduação e titulação”. Durante o caminho na Universidade, os estudantes que recorrem ao Programa aproveitam a chance para construir o início sólido de uma carreira bem-sucedida no futuro.

Thaís Siqueira, estudante de Jornalismo e beneficiada com o auxílio da Proex, reforça a importância do Programa Permanência para sua vida acadêmica. “Antes do benefício, era complicado adquirir o material necessário para o curso, como as diversas apostilas. Hoje, além dos textos e livros, também consigo custear o transporte, e isso é fundamental para mim.”

Caloura de Direito, Brenda Silva também elenca transporte e material gráfico como as principais vantagens do auxílio. A estudante é candidata ao Permanência 2012 e acredita conseguir o benefício, com muita determinação e fé. “Muitos colegas dizem que tentaram duas, três vezes e não conseguiram. Mas a solução é manter a fé e esperar o resultado.”

Resultados – Os candidatos não selecionados para entrevista devem esperar até a divulgação dos pré-aprovados na seleção, que será divulgada no dia 25 de junho. A lista final com os 1.490 contemplados sai no dia 11 de julho, pelo site www.proex.ufpa.br. Mais detalhes no Edital do Programa Permanência 2012.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes