Página inicial > Últimas Notícias > Pró-reitor de Extensão assume presidência de instituição nacional

Pró-reitor de Extensão assume presidência de instituição nacional

• Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 00h00

A meta 12 do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, assegura que, no mínimo, 10% de créditos curriculares exigidos para a graduação, sejam cumpridos em programas e projetos de Extensão universitária, com prioridade para áreas de grande pertinência social. Com a defesa de empreender esforços para a implementação desta meta, o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará, professor Fernando Arthur Neves, assumiu, durante a realização do XXXVII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão, ocorrido no período de 20 a 23 de maio de 2015 em Gramado, Rio Grande do Sul, a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras-Forproex.

Discussões do Fórum - No Encontro, as principais pautas da política de Extensão para as Universidades públicas reclamam o reconhecimento da Extensão como parte das atividades de pesquisa e de ensino na pontuação da progressão e promoção da carreira docente, nos critérios para alocação de vagas, na seleção do docente e no planejamento da carga horária do professor associado ao fomento de ações, programas, projetos, circuitos, vivências, ensino-serviço, conteúdos disciplinares legitimados pelo Núcleo Docente Estruturante-NDE e pelos Colegiados de Curso elaborados no projeto político acadêmico em consonância com o Plano de Desenvolvimento Interno (PDI) das instituições.

Teoria e Ciência - Segundo debates realizados no Forproex, a intervenção da política de Extensão não pode prescindir de aprofundamento de elaboração teórico-metodológica. Há em circulação no país mais de 40 revistas na base WebQualis, em larga medida carregadas de relatos de experiências. Segundo as discussões do Fórum, é necessário um avanço de qualidade teórica na produção acadêmica em Extensão.  Foi ressaltada no Forproex, o fato de os projetos de Extensão passarem a fazer parte da grade da Plataforma Lattes, isso deu visibilidade à ação extensionista na principal base de referência científica no país.

Extensão na UFPA - Quanto à aplicação da meta 12 do Plano Nacional de Educação na Universidade Federal do Pará, o pró-reitor de Extensão afirma que é executado de modo bastante heterogêneo. Segundo o professor, na área das Engenharias, a Extensão está organizada como se fosse uma disciplina, em outros cursos são programas e projetos de Extensão creditados pela intervenção dos professores. É o caso das experiências de Geografia e Farmácia.  “Na UFPA existem múltiplas formas de delinear essa organização dos 10% da Extensão, o Forproex defende que não se deve criar mais horas para o currículo, porque isso alongaria o tempo dos estudantes na Universidade. O que nós defendemos é que a Extensão deve ser integrada ao conjunto do curso, isso não significa aumentar carga horária e, sim, fazer parte da já existente. A atividade de Extensão deve ser parte do percurso formativo do aluno, é a forma como o estudante relaciona-se com as muitas demandas da sociedade brasileira”, afirma o pró-reitor.

Experiências do Ciência Sem Fronteiras - O incentivo ao intercâmbio nacional e internacional das atividades de Extensão recebeu atenção especial durante o Fórum de Pró-reitores. Segundo os debates, deve-se aproveitar a oportunidade promovida pelo programa Ciência Sem Fronteiras para induzir novas práticas político-acadêmicas para fazer o transporte da cultura para outra ambiência de produção de saber. A experiência do programa Ciência Sem Fronteiras pode ser aproveitada pela Extensão universitária ao promover o laboratório fora do espaço recorrente da sala de aula com a validação dessas atividades no corpo do currículo dos cursos.

O Fórum de Pró-Reitores vem, ao longo de mais de 20 anos, reunindo experiências e iniciativas desenvolvidas nas Pró-Reitorias de Extensão das Universidades brasileiras. As discussões e resoluções têm reconhecido a importância de se fazer a articulação entre Universidades e os diversos setores da sociedade, a promoção da interdisciplinaridade e da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa na organização das políticas institucionais, a prestação de serviços e a transmissão do conhecimento produzido, tendo como meta fundamental a missão social da Universidade.

Acesse vídeo do Congresso Latino Americano de Extensão Universitária

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex