Página inicial > Últimas Notícias > Proex lança IV edição da Revista Tucunduba

Proex lança IV edição da Revista Tucunduba

• Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Mai de 2015, 00h00

Uma imersão na cultura paraense é o que vai encontrar o leitor que for ao lançamento do número 4 da Revista Tucunduba, nesta quinta-feira, 28, às 16h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA. A Revista Tucunduba é uma produção da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará, editada pela Diretoria de Apoio Cultural (DAC).

A quarta edição traz a força da fotografia e da produção musical. Mas há lugar, também, para outras inquietações, como a memória, o espaço tradicional em vista da modernidade e o olhar para o cotidiano urbano na tipografia das placas de rua e das embarcações nos portos da cidade.

Artista convidado - Alexandre Sequeira, convidado desta 4ª edição da Revista Tucunduba, surpreende por suas propostas inusitadas, sempre ancoradas na relação com o outro, condição indispensável para o surgimento da Arte. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará, Alexandre é professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, com especialização em Semiótica e Artes Visuais. É mestrando em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. O artista desenvolve trabalhos em fotografia e já participou de exposições no Brasil e exterior, com destaque para Une Certaine Amazonie, na França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/ Bélgica; Quatro Artistas Brasileiros Engrame, no Canadá; e Projeto Portfólio, em São Paulo/Brasil.

Memória - A trajetória dos cantores líricos Helena e Ulysses Nobre, conhecidos como os “Uirapurus paraenses”, está presente no artigo de Gilda Helena Maia. A leitura do texto encanta pela revelação dos traços artísticos e humanos da vida dos irmãos que chegaram a ser proibidos de cantar, mas foram resgatados e reconhecidos nos “Festivais Radiofônicos dos Irmãos Nobre”, transmitidos pela Rádio Clube do Pará, nos anos trinta do século XX.

Grafite, dança e música - Entre anúncios e letreiros, as paisagens tipográficas de Belém do Pará preenchem com cores e expressividade as páginas desta edição em texto de Ana Paula Correa, que expõe as visualidades em placas de venda de açaí e faixas de aparelhagens. O coreógrafo Cesar Augusto Cordeiro, em ensaio, revela o tango com uma visão capaz de compreender “o tango no corpo e corpo no tango”, como experiências diferenciadas de harmonização para a execução dos passos da dança argentina. Os desafios na performance do repertório vocal de John Cage, considerado a maior figura da evolução da música experimental moderna, são decifrados em artigo de Dione Colares de Souza.

O número IV da revista sai em edição limitada e será distribuída durante o lançamento. A Pró-Reitoria de Extensão convida toda a comunidade acadêmica e o público em geral para participarem do evento e garantir o exemplar da Revista Tucunduba.

Serviço:
Lançamento Revista Tucunduba