Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Calouro 2015 está chegando

Semana do Calouro 2015 está chegando

• Publicado: Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 00h00

Já é possível ver novos rostos pela Universidade. Os calouros estão chegando, aos poucos, para fazer as habilitações, em datas diferenciadas para cada faculdade. Mas haverá cinco dias de convocação geral: a Federal do Pará espera todos juntos, no período de 2 a 6 de março, para a Semana do Calouro 2015. Com o tema “Recursos naturais: ciência, direito e realidade”, a UFPA irá promover muita festa, animação e conscientização para os recém-universitários.

A Semana do Calouro é uma realização conjunta de vários setores da Instituição, como as Pró-Reitorias de Ensino (Proeg) e de Extensão (Proex), a Prefeitura do Campus, o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), o Espaço ITEC Cidadão, o Diretório Central Estudantil (DCE), o Diretório Acadêmico e a Assessoria de Comunicação (Ascom). Segundo a coordenadora de apoio ao discente da Proeg, Rita Véras, o evento contempla não apenas os calouros, mas também toda a comunidade acadêmica interna e externa, como professores, gestores, alunos veteranos e convidados. ”Não medimos esforços para divulgar o evento nas habilitações, no site da Universidade e também em faixas e banners nos portões”, afirma Rita.

Tema - A escolha do tema para este ano foi feita pela comunidade acadêmica a partir de cinco propostas apresentadas em uma enquete on-line, coordenada pela Proex, conforme explica a pró-reitora de Ensino, Lúcia Harada. “Para a concepção do tema, levamos em consideração assuntos que estão em discussão nos cenários nacional e regional, e que têm maior proximidade com a nossa realidade”, explica Lúcia. Segundo ela, o objetivo do evento é “dar as boas-vindas aos calouros e apresentá-los à UFPA, às oportunidades que a Instituição oferece aos seus alunos, e colocá-los em contato com os alunos veteranos e com os gestores de seu curso”. Sendo um primeiro e fundamental passo para a integração do aluno a esta nova etapa da vida, o acolhimento dos calouros “possibilitará ao calouro aproveitar melhor as oportunidades de enriquecimento de sua formação acadêmica”, completa a pró-reitora.

Programação - Na terça-feira, 3, o Ginásio de Esportes da UFPA será o espaço de boas-vindas aos calouros, com apresentação do reitor e dos pró-reitores às 15h, quando também haverá uma entrega de premiação. Às 17h, ocorrerá a Programação Cultural, organizada pela Proex.

Para o dia 4, está programado um ciclo de palestras com representantes da Proeg, Proex, Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp), Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e Biblioteca Central, no CEBN. A partir das 8h30, terá início a primeira palestra, “Mobilidade Estudantil”, seguida de “Política de Assistência Estudantil”, “Programas de Iniciação Científica - Jovens Talentos e Ciência sem Fronteiras”, “Oportunidades de Intercâmbio Internacional” e, por último, “Orientações sobre o Portal Eletrônico da Biblioteca”. Todas as palestras terão duração de meia hora.

Trote solidário - Receber os calouros com um trote é sinônimo de solidariedade na UFPA. Entre os eventos que serão realizados na Semana 2015, a campanha “O Papel do Calouro da UFPA” é uma iniciativa que estimula a responsabilidade social nos recém-universitários. A ação consiste em arrecadar papel utilizado pelos estudantes na preparação para o vestibular, como cadernos, apostilas, rascunhos, entre outros, que não possam ser reutilizados. Tudo será doado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis atendidos pelo Programa da Coleta Seletiva da UFPA. “O objetivo da UFPA é formar profissionais cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade. Nesse sentido, nada melhor do que começar a vida acadêmica com o trote solidário”, destaca Lúcia Harada.

Para entregar os papéis, basta trazê-los à Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, onde haverá um posto de arrecadação ao lado do Centro de Eventos Bendito Nunes (CEBN) durante a Semana do Calouro 2015. Os alunos veteranos e a comunidade em geral também estão convidados a participar da campanha.

Exceção - Apesar de a programação oficial da Universidade agendar a Semana do Calouro 2015 para o período de 2 a 6 de março, nem todos os cursos acompanharão a data. A Semana 2015 do Instituto de Letras e Comunicação ocorrerá na semana seguinte, entre 9 e 13 de março, dentre outros. Os estudantes devem confirmar a programação na secretaria de suas faculdades.

Texto: Gabriel Mota - Assessoria de Comunicação da UFPA