Resultado do Recadastramento do PBP/MEC referente ao ano de 2016 já está disponível
A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) publica nesta quinta-feira (19/01/2017), o resultado do RECADASTRAMENTO dos discentes da UFPA assistidos pelo PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA do Ministério da Educação (PBP/MEC) referente ao ano de 2016. Para consultar o resultado o discente precisa acessar seu perfil no SIGAEST utilizando número de matrícula e CPF.
A avaliação realizada pela SAEST teve como objetivo verificar se os discentes mantiveram, ao logo do ano de 2016, as condições de permanência no Programa, como estar dentro dos critérios socioeconômicos, estar regularmente matriculado, cursando todas as disciplinas, não ter ultrapassado dois semestres do tempo regular do curso e manter um bom rendimento acadêmico.
A partir do resultado das análises os discentes foram por classificados como:
a. DEFERIDOS: discentes em situação regular e aptos a prosseguir no Programa.
b. INDEFERIDOS: discentes inaptos a receber o auxílio.
Neste item, os discentes indeferidos estão subclassificados por:
1. RENDA SUPERIOR a estabelecida na Portaria nº. 389 de 3 de maio de 2013. Havendo o cancelamento definitivo da bolsa.
2. TRANCAMENTO, CANCELAMENTO e POR INTEGRALIZAÇÃO ou CONCLUSÃO, sendo que nestes dois últimos casos haverá o cancelamento definitivo da bolsa.
3. POR BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO, sendo que a equipe técnica da SAEST se coloca à disposição do discente indeferido, no sentido de contribuir para melhoria do rendimento acadêmico, com o objetivo de que possa retornar ao Programa futuramente.
c. PARA ENTREVISTA: discentes que precisam passar por entrevista.
A SAEST está convocando para entrevista de alguns discentes assistidos pelo Programa, tendo em vista a necessidade de esclarecimento sobre situações específicas identificadas pela Equipe Técnica durante o processo de análise documental. Consultar a lista e cronograma AQUI.
d. PENDENTE: discentes que estão com pendência na documentação. Neste caso, o discente terá o prazo de 1 a 15 de cada mês para anexar no SIGAEST os documentos pendentes.
É importante ressaltar que os discentes terão o pagamento do auxílio suspenso a partir do mês de fevereiro, até que o processo seja reanalisado e sua situação regularizada.
e. NÃO RECADASTRADO: discentes que não realizaram o recadastramento. Neste caso, o discente terá o prazo de 1 a 15 de cada mês, para preenchimento do Questionário Socioeconômico e anexação da documentação via SIGAEST.
É importante ressaltar que, para os não recadastrados o pagamento da bolsa já se encontra suspenso, neste mês de janeiro corrente.
Como parte do processo, a Equipe Técnica da SAEST se encontra à disposição dos alunos assistidos pelo PBP/MEC para os devidos esclarecimentos. Fará convites individuais, via e-mail cadastrado no SIGAEST, aos discentes com baixo desempenho acadêmico para participar da ação de acompanhamento pedagógico.
Mais informações: (91) 3201-7346
Publicado em: 19/01/2017
Redes Sociais