Página inicial > Últimas Notícias > Campus Abaetetuba lança projeto de nivelamento em cálculos básicos para estudantes

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 00h00

Os estudantes dos cursos de Engenharia Industrial, Matemática, Física e Ciências Naturais do Campus de Abaetetuba terão a oportunidade de obter nova preparação em cálculo e física básicos para melhorar o desempenho acadêmico em disciplinas da graduação. O lançamento do Projeto de Nivelamento da Aprendizagem em Cálculos Básicos (PCNA) ocorreu na manhã de quarta-feira, 19 de outubro de 2016, no Auditório do Campus.

A mesa de abertura contou com as presenças da representante da coordenação do campus, pedagoga Ladyana dos Santos Lobato, do Professor Osvaldo Barros, coordenador do projeto PCNA em Abaetetuba e da pedagoga Ana Clotilde Colares, representando a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Universidade Federal do Pará. Durante o evento, o professor Osvaldo Barros apresentou aos estudantes o funcionamento do projeto no decorrer do período letivo, o qual contará com cinco discentes bolsistas já capacitados para serem monitores em sala de aula, nas oficinas e no atendimento no Plantão de Dúvidas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A Pedagoga Ana Clotildes Colares, saudou os estudantes e afirmou que a Diretoria de Assistência Estudantil tem se empenhado para apoiar a implantação dos projetos de cursos de nivelamento, principalmente, nas áreas de cálculo e de Língua Portuguesa, para que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam ter a chance de igualdade no desempenho das atividades acadêmicas.

“O PCNA é uma ação vinculada ao Programa de Apoio Pedagógico (PROAP) da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil, ou seja, não é um reforço escolar apenas. Trata-se de um instrumento que transforma a vida do estudante que nele ingressa, pois, muitos entram nos cursos desestimulados pelas lacunas de aprendizagem que trazem do ensino básico, porém quando começam a perceber que são capazes de resolver os problemas de cálculos, que antes achavam impossível, sentimos que a autoestima desses estudantes melhora muito. Como uma ação de apoio pedagógico, o PCNA contribui significativamente na formação acadêmica e na vida profissional e os incentiva para prosseguirem no percurso acadêmico”, afirma Ana Clotilde Colares.

Entrevistas - Os estudantes que serão monitores no PCNA/Abaetetuba foram entrevistados pela assistente social, Antonia Santos e por Juliana Nascimento da Silva, estudante do curso de Serviço Social da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas, que está realizando estágio curricular na DAIE. O objetivo foi conhecer o perfil socioeconômico para identificar se os alunos preenchem os critérios da Assistência Estudantil para a o recebimento de bolsa.   Os estudantes terão suas atividades de monitoria acompanhadas e avaliadas pela equipe de pedagogas da DAIE

A estudante Ziza Ribeiro Moraes do curso Engenharia Industrial já participou de uma oficina de cálculo no campus e pretende participar do PCNA/Abaetetuba. Segundo a estudante, como os monitores também são estudantes e conhecem a realidade dos colegas, podem nos ajudar a retirar as dúvidas das matérias. “Vou participar do projeto, porque é muito importante para melhorarmos nosso desempenho e não desistirmos dos cursos nas primeiras dificuldades”.

Ana Lúcia Oliveira

Assessoria Comunicação DAIE/UFPA