Página inicial > Últimas Notícias > Proex renova projeto que atende estudantes no Complexo Hospitalar da UFPA

Proex renova projeto que atende estudantes no Complexo Hospitalar da UFPA

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 00h00

O total de R$ 1.013.592,76 está disponível para o projeto "Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil" para atender aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) até junho de 2017. Desde que foi implantado, em 2012, até agosto deste ano, a iniciativa já realizou 5.272 procedimentos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas devido à crise econômica que ocorre no país. A ação é desenvolvida pelo Setor de Gestão do Ensino, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e faz parte da política de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.

O objetivo do projeto é garantir aos universitários, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimentos em Ginecologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Psiquiatria. Além de receberem atendimento nos Hospitais do Complexo Hospitalar/Ebserh (Bettina Ferro e João de Barros Barreto), os alunos são assistidos nos hospitais parceiros como Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Ofir Loyola, Clínica dos Olhos e São Lucas.

O projeto foi implantado há quatro anos e sempre registra crescimento no número de atendimentos. Em 2012 foram 1.051 procedimentos, entre consultas, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias, e chegou a 3.249, em 2015. Segundo a chefe do Setor de Gestão do Ensino do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, a pedagoga Ana Yasue Yokoyama, apesar do considerado número, a expectativa era fechar o ano passado com mais de 4 mil atendimentos.

alt"Isso não ocorreu porque em setembro do ano passado tivemos dificuldade financeira para manter alguns profissionais da área médica, laboratorial e administração, então, não alcançamos a meta prevista. Mas não foi suspenso totalmente, porque os alunos da UFPA continuaram assistidos nos serviços de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, áreas da saúde que o Hospital Bettina é referência na região Norte. Contudo, avaliamos que o desempenho do projeto em 2015 foi positivo", frisa Yokoyoma.

Garantia de recursos
 – Em junho deste ano, a Proex liberou o recurso para dar continuidade ao projeto - o que possibilitou a recontratação dos profissionais. "Por esse motivo já visualizamos a retomada de crescimento do número de procedimentos e já chegou em 972 atendimentos de janeiro a agosto. Só para Clínica Médica, toda semana, são atendidos cerca de 40 alunos, com maior demanda à Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Oftalmologia", afirma.

Atendimentos - A estudante do primeiro ano do curso de Economia Maíra Oliveira conheceu o projeto por meio de um amigo. "Como não tenho plano de saúde privado e precisava ir a um médico do SUS, ele recomendou muito bem o projeto, dizendo que bastava eu pegar uma guia na Proex e por isso estou aqui", relatou a universitária, após atendimento com o clínico geral. O médico a encaminhou para realização de exames no Laboratório de Ciências Biológicas da UFPA também parceiro no "Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil".

altAna Caroline Pinto, estudante do curso de Nutrição, também recorreu pela primeira vez aos serviços oferecidos. "Se não existisse a ação teria que recorrer a uma unidade de saúde - o que seria difícil, sobretudo, porque teria que conciliar com as aulas do curso, o que demandaria muito tempo", diz a estudante.

Para o profissional, fica a certeza de cumprir serviço importante dentro dos muros universitários. "Porque serve de suporte aos estudantes, dando retaguarda no âmbito da saúde, para que resolvam seus problemas médicos, psicológicos e sociais. Por isso acredito que o projeto vai ao encontro dos anseios dessa juventude que realmente precisa desse apoio", enfatiza o clínico geral Antônio Gomes.

Acesso - O projeto tem validade de um ano e o estudante beneficiado é assistido até o término do curso. Para isso, deve estar matriculado regularmente e solicitar um encaminhamento à Proex/UFPA. Ao estar munido do memorando da Proex/UFPA, o aluno precisa comparecer no Setor de Ensino do Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh, que fica no Hospital Bettina Ferro, para agendar consulta. Mais informações: (91) 3201-8590.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Edna Nunes

Publicado em: 26.09.2016 18:00