Página inicial > Últimas Notícias > Equipe técnica de Assistência e Integração Estudantil participa de capacitação

Equipe técnica de Assistência e Integração Estudantil participa de capacitação

• Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 00h00

O atendimento qualificado aos estudantes exige permanente formação e especialização por parte das equipes de técnicas que trabalham nos programas e projetos da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE). Por isso as pedagogas, assistentes sociais e psicólogas participam, no período de 19 a 23 de setembro de 2016, na Sala Multimídia do Centro de Eventos Benedito Nunes (CBN), do curso intitulado "Coaching Acadêmico: um novo ciclo em sua vida".

Foco no aluno - O ministrante do curso, professor mestre em Gestão de Empresa Marcio Brito Cerveira, afirma que o coaching é uma metodologia que proporciona ferramentas teóricas e práticas para a expansão significativa da performance profissional e produtividade pessoal. O objetivo do curso, segundo Ana Clotildes Colares, pedagoga e coordenadora de Integração Estudantil da DAIE, é a aprendizagem das ferramentas de coaching para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe técnica, sobretudo, para que possa prestar um serviço de assistência e acompanhamento acadêmico com mais qualidade aos estudantes assistidos pelo Programa de Assistência e Integração e Estudantil (PROAIS) da UFPA.

alt“ Quando o discente passa a receber alguma espécie de auxílio da DAIE/Proex, o seu desempenho acadêmico passa a ser acompanhado por nossa equipe técnica. Por isso o nosso esforço em participar de atividades de formação, com foco no alunado. É comum encontrarmos situações em que o estudante apresenta dificuldades de diversas ordens, econômicas, emocionais, pedagógicas e outras que interferem na aprendizagem. Sendo assim, é necessário que o aluno seja assistido em uma perspectiva mais ampla. Neste sentido, o curso de “Coaching Acadêmico: um novo ciclo em sua vida” veio com a ideia de aprimoramento do trabalho prestado pela DAIE ao estudante de graduação da UFPA, principalmente, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica", finaliza a Ana Clotildes.

Formação multicampi- Todos os campi da UFPA apresentam demandas em assistência e integração estudantil. Para que as necessidades dos alunos sejam melhor assistidas, a formação e qualificação dos técnicos que assistem os alunos nas Unidades Regionais são indispensáveis. Além do Campus de Belém, participam também do curso técnicos dos Núcleos de Assistência e Integração Estudantil (NAES) dos Campi de Castanhal, Tucuruí, Altamira e Abaetetuba.

Para a pedagoga Ayana Mendonça, da Divisão de Extensão e responsável pela Assistência e Integração Estudantil no Campus Altamira, o curso aprimora o trabalho, potencializa as ações e traz um instrumento novo para auxiliar os alunos na melhoria do desempenho acadêmico e na permanência na Universidade até a finalização da graduação. “O curso está nos proporcionando uma visão mais ampliada para entender e visualizar as necessidade e dificuldades do aluno. Estou satisfeita com o convite da DAIE para fazer parte deste processo de formação, isso contribuirá para melhorar a qualidade do nosso trabalho com os estudantes.”

Acesse aqui a página da Proex

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex

Publicado em: 23.09.2016 17:55