Página inicial > Últimas Notícias > Ação denominada de Assistência Estudantil Itinerante percorre Campus de Breves

Ação denominada de Assistência Estudantil Itinerante percorre Campus de Breves

• Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 00h00

Composta por pedagogas, assistentes sociais e psicóloga, a ação denominada de Assistência Estudantil Itinerante, da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Universidade Federal do Pará, cumpriu extensa agenda no campus de Breves no período de 22 a 26 de agosto de 2016.

A programação constou de realização de oficinas sobre hábitos de estudo, atendimento psicopedagógico, visitas domiciliares aos estudantes inscritos no Programa Permanência, reunião com a coordenação do campus e com o Centro Acadêmico.

Acolhimento – No primeiro dia, a turma de 2016 de Pedagogia participou de Roda de Conversa sobre inclusão com a psicóloga Ludmilla Cunha. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar dinâmicas de integração e acolhimento dos discentes. Segundo a psicóloga, é necessário se colocar no lugar do outro para se compreender as necessidades dos colegas. “Na medida em que os estudantes percebem as diferenças com naturalidade, a convivência torna o ambiente educacional mais inclusivo e tolerante, por isso vimos até o campus de Breves para realizar o acolhimento dos nossos estudantes”, afirma a psicóloga.

Oficinas-No dia 23 de agosto, as turmas calouras de Matemática e Pedagogia foram as primeiras a fazer a parte da oficina intitulada “Estou na Universidade e agora? Motivação para desenvolver hábitos de Estudo”. Durante a atividade, os estudantes obtiveram orientações para a organização do tempo e das tarefas, além de palestra motivadora para o cumprimento da rotina acadêmica. Para Ana Clotilde Colares, coordenadora de Integração da DAIE, o objetivo das oficinas é contribuir com o aluno para que ele possa dar conta das múltiplas obrigações e não desista do curso. “Esta turma foi nossa primeira experiência com a oficina, pretendemos levar isso também para outros campi e isso é possível por meio do Programa de Assistência e Integração Estudantil, o PROAIS da UFPA”.

Acompanhamento psicopedagógico-
A data de 24 foi reservada para o atendimento pedagógico. Estudantes do curso de Enfermagem que fazem parte do Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação conversaram com as pedagogas sobre o desempenho acadêmico. A pedagoga Maria de Jesus Ferreira afirma que o acompanhamento da evolução acadêmica dos alunos é indispensável porque a concessão de bolsas exige a contrapartida dos estudantes em ter bom rendimento. Além da avaliação do desempenho, os alunos puderam tratar de diversas situações que interferem na qualidade dos estudos. Muitos alunos já vêm sendo acompanhados desde maio deste ano, quando houve a primeira Itinerância de 2016 em Breves.

Visitas domiciliares- Os estudantes de Breves deferidos no Programa Permanência 2016 foram visitados pelas assistentes sociais Antônia Santos e Lilian Araújo da equipe itinerante da Assistência Estudantil. A equipe percorreu vários bairros do município para conhecer melhor a realidade do estudante que participa do programa. “As visitas são um instrumento indispensável para a identificação do perfil do aluno, não apenas econômico, mas também social porque conversamos com a família e procuramos entender o entorno do estudante”, afirma a assistente social Lilian Araújo.

Especificidade do Marajó- Para o coordenador do campus de Breves, professor Sócrates Carvalho, a presença da Assistência Estudantil faz a diferença na vida do estudante. “Ainda temos carência de profissionais que possam acompanhar nossos estudantes em várias demandas das quais precisam, por isso, para nós, é um privilégio contar com a vinda da equipe itinerante da DAIE em nosso campus. Os alunos do Marajó têm necessidades específicas que vão do auxílio econômico até uma escuta psicológiga. Observamos uma melhora no desempenho dos alunos que passam pelo acompanhamento multidisciplinar da equipe da DAIE que visita os campi e isso é possível por que existe uma política de Assistência Estudantil”.

A Assistência Itinerante no campus de Breves encerra-se nesta sexta, 26, com a apresentação para a coordenação do campus do alcance e resultados das atividades realizadas.