Página inicial > Últimas Notícias > Inicia avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes assistidos pelos auxílios do Programa de Assistência e Integração Estudantil (PROAIS)

• Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 00h00

A equipe de pedagogas da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará, realizará no decorrer do mês de agosto de 2016 o processo de avaliação do desempenho acadêmico, via histórico acadêmico, dos estudantes que recebem auxílios/bolsa, vinculados ao Programa Permanência custeados pela Assistência Estudantil.

O satisfatório desempenho acadêmico do aluno é condicionalidade indispensável do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Todos os estudantes vinculados a programas de auxílios e bolsas, os quais possuem caráter pedagógico e de ação afirmativa, apoiados com recursos da Assistência Estudantil, devem apresentar um retorno no desempenho escolar.

Farão parte dessa avaliação os estudantes que recebem os auxílios/bolsa: Acesso às Línguas Estrangeiras (PROLÍNGUAS0, Creche (UNICRECHE), Estudante Estrangeiro, Emergencial, PcD, Bolsa de Apoio à Atividade Acadêmica, Bolsa Permanência do MEC (PBP).

Acompanhamento-  A equipe técnica de avaliação é composta pelas pedagogas Ana Clotilde Colares, Maria de Jesus Ferreira e Débora Costa.  A análise é realizada por meio de estudo do itinerário acadêmico do histórico do aluno. Independentemente do resultado, a equipe apresenta um relatório pedagógico situacional demonstrando os percalços e sucessos alcançados pelo avaliado. Se detectada a necessidade de acompanhamento, elabora-se um plano de trabalho pedagógico de orientação para que o estudante possa melhorar seu desempenho e, caso necessário, inclui visitas domiciliares para que a realidade do aluno possa ser melhor compreendida.

Além do auxílio- Segundo a coordenadora de Integração Estudantil da DAIE/PROEX, Ana Clotilde Colares, a avaliação é uma necessária para se verificar o alcance e o impacto do PROAIS com seus programas e projetos na melhoria do desempenho acadêmico dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Para nós da DAIE, não basta conceder o auxílio e a bolsa. Quando observamos que o estudante apresenta baixo desempenho acadêmico, nós o chamamos para saber os motivos. Nossa avaliação não tem caráter coercitivo, nem punitivo. Nosso objetivo é orientar o estudante para que aumente e qualifique seu tempo de estudo para melhorar cada vez mais seu desempenho acadêmico para concluir seu curso de graduação no tempo previsto e com sucesso. Esse é o objetivo do PROAIS”.

O processo de avaliação abrange os estudantes de todos os campi da UFPA, mesmo os que residem em localidade distante, têm recebido a visita da equipe técnica para conversar sobre sua situação econômica e seu desempenho acadêmico.

Somente pelo Programa Permanência já foram realizadas cerca de 2.013 análises pedagógicas neste ano de 2016, para que o estudante continue recebendo o auxílio financeiro. A pedagoga Ana Clotilde Colares ressalta que durante as visitas realizadas, a equipe técnica da DAIE/PROEX deparou-se com estudantes que abandonaram seus cursos por não disporem de recursos para se manterem na Universidade. Para esses estudantes, a equipe presta um atendimento especial e emergencial, com o objetivo de garantir-lhes retorno com condições psicossocial e financeira.

Satisfação- A equipe de pedagogas considera que o trabalho de avaliação do desempenho acadêmico é essencial e tem contribuído para que os estudantes que participam das ações de Assistência e Integração Estudantil concluam seus cursos de graduação com qualidade. A pedagoga Maria de Jesus Ferreira afirma que a equipe se sente realizada quando consegue elevar o índice de desempenho acadêmico de um estudante. “Temos vários exemplos de alunos que tinham expirado o prazo para a conclusão do curso e por meio do acompanhamento, foi possível trazê-lo de volta para orientá-lo até a finalização da graduação”.

Ana Lúcia oliveira

Assessoria Comunicação Proex