Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade universitária pode realizar exames preventivos gratuitos

Comunidade universitária pode realizar exames preventivos gratuitos

• Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2016, 00h00

Laboratório de Citopatologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará desenvolve o projeto “Ensinando a prevenir o câncer de pulmão e de colo uterino”, sob coordenação da professora mestre Mihoko Tsutsumi. O projeto funciona a partir da veiculação de informações sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pulmão e do câncer de colo uterino. A comunidade acadêmica pode realizar gratuitamente, por meio do projeto, os exames preventivos para detectar as doenças.

Estudantes universitárias que já tenham iniciado a vida sexual podem fazer o exame papanicolau. O exame tem o objetivo de detectar lesões cancerosas em fase inicial. Para realizá-lo, as recomendações são as seguintes: não ter tido relação sexual nos dois dias anteriores ao exame, não estar no período de menstruação e não ter realizado ducha vaginal no dia da coleta laboratorial.

Câncer do colo uterino - O câncer de colo uterino é uma infecção genital causada por alguns tipos do HPV, o que, em alguns casos, resulta em alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células também podem ser descobertas no exame preventivo.

Câncer de pulmão - Também são realizados exames preventivos de câncer de pulmão em pessoas que fumam por mais de cinco anos. O exame é realizado por meio da coleta e análise de escarro.

O principal fator de risco para o câncer de pulmão é o fumo, já que é causado por uma exposição da substância tóxica às células do sistema respiratório. Grande parte das pessoas que desenvolvem o câncer de pulmão já foi fumante.

Segundo Jéssica Galdino, bolsista do projeto, a importância da ação é levar assistência a estudantes que não possuem condições financeiras para realizar um exame tão importante para a manutenção da saúde. “O exame é realizado dentro da Universidade, o que proporciona uma maior facilidade e praticidade para as estudantes”, destacou.

De acordo com Jéssica, existe uma parceria do projeto com a Diretoria de Assistência Estudantil (DAIE/Proex), o que permite um maior acesso ao teste de colo de útero dentro da própria Universidade, de forma rápida e acessível às estudantes.

Para saber – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão é o mais comum na população brasileira, com alta taxa de letalidade e mais de 28 mil novos casos esperados para 2016. Já o câncer de colo uterino é o terceiro mais comum em mulheres e a quarta maior causa de morte na população feminina brasileira, além de ter mais de 16 mil novos casos estimados para este ano.

Serviço
Os exames são realizados às terças-feiras, entre 14h e 16h, e o paciente deve agendá-los pessoalmente no Laboratório de Citopatologia (ICB) ou pelo fone (91)3201-8429.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 26.07.2016 18:00