Página inicial > Últimas Notícias > UFPA anuncia a construção da casa de moradia estudantil em Cametá

UFPA anuncia a construção da casa de moradia estudantil em Cametá

• Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2016, 00h00

O primeiro compromisso do diretor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará, professor José Maia Bezerra Neto, após o reitor eleito Emmanuel Tourinho ter anunciado a criação da Assessoria Especial de Assistência Estudantil e Inclusão Social, foi participar de encontro com os estudantes do campus Tocantins/Cametá, em 19 de julho de 2014.

Casa de Moradia – Durante o encontro o coordenador do campus, professor Doriedson Rodrigues, anunciou a doação de um terreno para a construção da Casa de Moradia estudantil de Cametá e o recebimento de recursos provenientes de ementa parlamenta no valor de R$ 500 mil. O diretor da Assistência Estudantil anunciou que a DAIE vai entrar com a outra parte do recurso para a construção da casa. José Maia apresentou a planta da Casa do campus de Breves, recém reformada, e afirmou que a moradia de Cametá terá o mesmo padrão de qualidade.

Segundo o diretor José Maia, a excelente parceria e o diálogo constante com a coordenação do Campus tem permitido maior acesso dos alunos aos programas da Assistência Estudantil e a realização de projetos em conjunto. O coordenador do campus afirma que a preocupação é dar condições para que os estudantes mais vulneráveis se mantenham na sala de aula e concluam o curso no tempo estipulado e que, para isso, os programas de Assistência Estudantil são indispensáveis.

Durante o encontro, o professor José Maia apresentou dados da participação dos estudantes de Cametá na edição do Programa Permanência 2016. Sendo o terceiro município em aprovação de alunos deferidos para o Auxílio Permanência, os estudantes puderam dirimir dúvidas sobre os procedimentos para participar dos outros programas, projetos e serviços que a Assistência Estudantil dispõe para os discentes. A equipe de assistentes sociais e pedagogas da DAIE também participou com orientação aos estudantes que necessitaram de atendimento individual.

Alimentação Estudantil- Entrou também na pauta do encontro a necessidade de resolução da carência de alimentação estudantil. No campus Cametá há muitos alunos que moram em ilhas e localidades distantes e não possuem condições de ir até a casa para se alimentar.

Durante o debate, a proposta mais adequada, segundo os estudantes e a coordenação do campus, é a realização de convênio com restaurantes da cidade para o acesso dos alunos.

O diretor de Assistência Estudantil afirma que a construção de restaurante universitário exige a produção de cozinha industrial e a contratação de pessoal para a manutenção, o que demanda longo tempo e torna o empreendimento altamente oneroso. Assim, a melhor opção é a parceria com restaurantes locais. Isso atende as aspirações dos estudantes que poderão escolher o local de sua preferência para fazer as refeições.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação DAIE/Proex

-------------------