Página inicial > Últimas Notícias > UFPA aprova Projeto de Extensão de Coleta Seletiva Solidária

UFPA aprova Projeto de Extensão de Coleta Seletiva Solidária

• Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2016, 00h00

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou a proposta do Projeto de Extensão “Separar para Coleta Seletiva Solidária da UFPA: um Gesto Simples, uma Atitude Nobre”, coordenado por Lúcia de Fátima Almeida, técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura da UFPA, Campus Belém, e integrante da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS).

O projeto constitui-se de ações educativas e socioambientais, por meio do Serviço de Orientação Socioambiental (SOS), que é uma estratégia idealizada para que a equipe da Comissão e da CMA possa atuar junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas para atingir os objetivos propostos.

Missão - “O objetivo do projeto é disseminar informações sobre a Coleta Seletiva Solidária (CSS), visando aumentar o conhecimento, sua importância e, em consequência, proporcionar a motivação e a sensibilização da comunidade universitária”, explica Lúcia Almeida.

Realização de ações – Estão previstas a realização de reuniões, palestras, mostra de vídeos e discussões em grupo, visando a estruturação de ações educativas, com centralidade na Coleta Seletiva Solidária e procedimentos corretos de destinação dos materiais recicláveis. As atividades terão a participação de representantes das cooperativas de catadores que recebem materiais recicláveis da UFPA. Essa participação tem um papel importante na sensibilização da comunidade universitária, uma vez que contribuirão com seus conhecimentos e experiências de vida.

Princípios da Educação Ambiental – Lúcia Almeida ressalta que “o projeto baseia-se em um dos princípios básicos da Educação Ambiental: a gestão participativa. Seguirá a pedagogia dos 3R, ou seja, na Redução, Reutilização e Reciclagem de tudo o que utilizamos no nosso local de trabalho e em nossas casas. Para isso, busca identificar os servidores ‘elos’ existentes em cada uma das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPA.”

Atividades previstas – As atividades nas Unidades Acadêmicas vão ocorrer com adesão das próprias unidades, seguida de agendamento via responsável do grupo com a equipe do programa. A ação será desenvolvida por alunos bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, representantes das Cooperativas e Associações de Catadores de materiais Recicláveis.  Também poderá contar com a presença de integrantes do Serviço de Orientação Socioambiental (SOS) e integrantes da Comissão da Coleta Seletiva Solidária, dependendo da atividade.

Bate Papo Ambiental – Este projeto é uma nova edição do Bate Papo Ambiental, realizado entre os anos de 2008 e 2009 por ocasião da implantação Coleta Seletiva Solidária (CSS) na UFPA. Ele teve como objetivo principal informar a comunidade universitária sobre essa forma de gestão de resíduos, que estava sendo iniciada na Universidade. O Bate Papo Ambiental obteve como resultado a participação alguns setores na separação dos materiais recicláveis e que gradativamente foi crescendo ao longo dos anos, mas, que precisa ser ampliado a consolidado.

Paralelamente, ele oportuniza que a comunidade envolvida adquira a compreensão dos desdobramentos sociais, econômicos e ambientais advindos dessa forma de gerenciamento de resíduos, resultando, ainda, na redução e no reaproveitamento do papel e dos outros materiais e insumos adquiridos com recursos públicos.

Tal projeto fundamenta-se no Decreto 5.940/2006 e na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e contempla a missão institucional contida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), rumo a uma universidade sustentável.

Texto: Assessoria de Comunicação/ UFPA

Publicado em: 20.07.2016 18:00